segunda-feira, 16 de abril de 2012

RECEITA: Pastel de Carne do Mandembo

Eita, segunda-feira bonita! E já tá quente! Pra começar o dia, vamos de pastel? Pastel no café da manhã é o que há, sabia? Eu sei que é calórico, que engorda, blá-blá-blá, mas quem não gosta de um bom pastel no café da manhã, da tarde, a qualquer hora do dia, deve ter problemas. Quando eu vim morar aqui, em Carmo do Rio Claro, não entendia como as pessoas conseguiam comer pastel no domingo de manhã. Hoje, Dona Maria, se eu não comer pastel no domingo, não é domingo! Eu (assim como todos os meus seis cunhados) acordo cedo e fico esperando meu sogro entregar o tão cobiçado pastel. Não, ele não é pasteleiro, Dona Maria! Ele é apenas uma alma generosa que todos os domingos leva pastel aos filhos e amigos. E sabe o que é o melhor dessa história? Ele sabe a preferência de cada um! Pra fulano, de carne; pra beltrano, de pizza; pra sicrano, de queijo...e assim vai. Fala pra mim: meu sogro não é uma gracinha?

Mas, a receita de pastel de hoje nada tem a ver com a receita de pastel da feira - é mais rústica, mais pesada, porém cheia de lembranças, além de ser uma delícia. Essa receita vem da época que meu sogro tinha uma venda (chamada SLM), no bairro rural do Mandembo, aqui no Carmo. Lá, minha sogra fazia esses pastéis pra vender; era o maior sucesso. Como ela não tem livro de receitas, decidi aprender e mostrar pra você.

PASTEL DE CARNE DO MANDEMBO





INGREDIENTES


PARA O RECHEIO

6 batatas médias descascadas cortadas ao meio
500g de carne bovina moída de sua preferência (eu usei patinho)
4 dentes de alho amassados
1/2 cebola pequena cortada em cubinhos
7 colheres (de sopa) de óleo
1/2 colher (de sopa) de sal
Salsinha e cebolinha verde (a gosto) picadinhas

PARA A MASSA

1 kg de farinha de trigo
3 ovos
1 colher (de sopa) cheia de álcool
1 colher (de sobremesa) de sal
3 copos americanos cheios de água

MODO DE FAZER O RECHEIO

Em primeiro lugar, cozinhe as batatas em água com um pouco de sal (figura 1). Quando estiverem bem cozidas,  retire-as da panela com uma escumadeira, tomando o cuidado de escorrer bem a água do cozimento, e transfira-as para um refratário. Com a ajuda de um soquete de feijão, amasse as batatas (figura 2). Reserve. Em uma panela, frite a cebola e o alho no óleo (figura 3). Quando começarem a dourar (figura 4), acrescente a carne moída e mexa (figura 5), desempelotando-a com um garfo até que fique bem cozida. Coloque o sal, mexa e junte as batatas amassadas (figura 6). Em seguida, coloque a salsinha e cebolinha verde picadas, mexa e desligue o fogo (figura 7). DICA: Usa-se as batatas amassadas, e não picadas, para se incorporar melhor à carne, "dar liga".

MODO DE FAZER A MASSA


Em uma bacia, despeje a farinha de trigo e o sal. Em seguida, faça um buraco no meio, onde serão depositados os três ovos e o álcool (figura 8). Amasse bem com as mãos. Acrescente a água e amasse mais um pouco até a mistura ficar homogênea. Se a massa ficar mole, acrescente mais um pouco de farinha de trigo, pois o ideal é que ela fique macia, mas soltando das mãos (figura 9). Não é necessário sovar.

MODO DE FAZER O PASTEL

Quando a massa estiver no ponto certo, salpique farinha em uma bancada, onde serão depositadas pequenas bolas de massa, que serão abertas com o auxílio de um rolo de macarrão. Pegue um pires, coloque-o em cima da massa aberta e corte em volta, formando um círculo de massa. Ao centro, coloque 1 colher da carne moída (figura 10); dobre a massa ao meio e com um garfo aperte suas bordas. Frite em óleo bem quente até dourar (figura 11). Com uma escumadeira, retire os pastéis e transfira-os para um recipiente com papel toalha (figura 12). 


Figura 1
 


Figura 2



Figura 3
 


Figura 4



Figura 5



Figura 6



Figura 7



Figura 8



Figura 9



Figura 10



Figura 11



Figura 12




Liberte-se, Dona Maria! Chega de pão integral aos domingos! Salve o pastelzinho de carne do Mandembo!!! Ah! E não esqueça do cafezinho, hein?! Beijos.

 




Nenhum comentário:

Postar um comentário