segunda-feira, 31 de março de 2014

RECEITA: Frango Assado na Cerveja

Oi, Dona Maria! Tá com preguiça de fazer aquele jantarzinho? Seus dias de suplício acabaram, pois eu vou postar aqui outra receita de preguiçoso que é um luxo: Frango Assado na Cerveja! É fácil, é prático, é delicioso, é cheiroso..tudo, né? rsrsr Então, bora anotar!

FRANGO ASSADO NA CERVEJA













INGREDIENTES

1 lata de cerveja clara (350 ml)

5 coxas de frango

5 sobrecoxas de frango

4 dentes de alho amassados

1/2 cebola média cortada em cubinhos

2 colheres (chá) rasas de açafrão em pó

2 colheres (chá) cheias de orégano

Sal a gosto


MODO DE FAZER

Na véspera do preparo, coloque os pedaços de coxa e sobrecoxa de molho em água com limão ou água com vinagre. Depois de uns minutinhos de molho, limpe bem os pedaços de frango em água corrente, retirando toda sujeita e baba que tiver. Escorra bem e tempere os pedaços com os ingredientes acima, com exceção da cerveja. Transfira os pedaços para um recipiente com tampa e leve à geladeira até o dia seguinte, quando for assá-los.

No dia do preparo, transfira os pedaços de frango temperados para uma assadeira (forma) média/retangular. Leve ao forno preaquecido em temperatura alta por, aproximadamente, 1 hora (ou até que o caldo da cerveja seque e os pedaços estejam dourados).

Pronto! Pode servir, Dona Maria! Esse franguinho assado com uma maionese...hummmm...

Agora, pegue a pipoca e assista ao vídeo do 23º Programa Uma Carioca na Roça. Além de você se deliciar com as imagens desse prato irresistível, você ainda tira as suas dúvidas e conhece a coleção Outono/Inverno 2014 da Preto & Branco Calçados! Pois é, o Encontro Fashion dessa vez foi até a cidade de Passos/MG e nós, Luciana Peres e eu, quase piramos nos sapatos e botas de lá! Um show! 




Fala se não é de pirar, minha gente? Nossa...Mudando de assunto, vamos ver um pouquinho do que rolou nos bastidores do 23º programa?

  




Luciana Peres e eu, na Preto e Branco Calçados






Espero que tenha gostado! Besos!


PRETO & BRANCO CALÇADOS

Loja 1 - Rua Presidente Antônio Carlos, nº. 147. Passos/MG. Tel.: (35) 3521-4124

Loja 2 - Av. Comendador Francisco Avelino Maia (Avenida da Moda), nº. 3.104. Passos/MG. Tel.: (35) 3521-2888 


sexta-feira, 28 de março de 2014

Feliz Sábado!

Olá, gente querida! Passando aqui pra desejar a todos um FELIZ SÁBADO! Que Deus os abençoe! 

E a receita de hoje é:





segunda-feira, 24 de março de 2014

RECEITA: Bolo de Milho com Queijo

Quem aí não gosta de bolo de milho com queijo? Difícil, né? Esse que vou postar hoje, ensinei no 22º programa Uma Carioca na Roça. Em resumo: feito com milho em lata, é prático,  fácil e suuuper gostoso! Anote aí os ingredientes e depois me conte, tá? Tenho certeza de que você vai amar!

BOLO DE MILHO COM QUEIJO



INGREDIENTES

1 lata de milho verde em conserva
3 ovos
1 e 1/2 copo americano de fubá
1 e 1/2 copo americano de açúcar
2 copos americanos de leite
80 ml de óleo
1 colher (sopa) cheia de fermento químico em pó
Queijo de sua preferência (ralado e/ou em pedaços e/ou em tiras)
Margarina ou manteiga para untar
Farinha de trigo para polvilhar a forma


MODO DE FAZER

Com exceção do fermento químico em pó e do queijo, bata bem todos os ingredientes no liquidificador. Em seguida, adicione o fermento químico em pó e bata por alguns segundos. Despeje a mistura em forma untada e enfarinhada. Leve ao forno preaquecido em temperatura alta por, aproximadamente, 50 minutos.

DICA:  Após 35, 40 minutos, dê uma olhada no bolo, pois o tempo exato de assar dependerá da potência do seu forno.


Fácil, né? Mesmo assim, eu acho legal ver o vídeo, pois além de sanar algumas dúvidas que por acaso você tenha, sempre tem algumas dicas legais. Além disso, você pode aprender um pouco mais sobre o tear manual e se deliciar com a companhia agradável da nossa querida Dona Anézia, que eu costumo chamar de "Mãe da Tecelagem Carmelitana", por ter o desprendimento de ensinar o ofício a vários artesãos de Carmo do Rio Claro. Perde não!





DONA ANÉZIA



Carmelitana, Anézia Rosalina dos Santos Freire nasceu em 30 de setembro de 1928. Dedicou sua vida ao artesanato manual, tecendo mantas, colchas, tapetes e tantas outras peças. Participou da novela global "Fera Ferida" (1994), gravada no Rio de janeiro, nos estúdios da Rede Globo.

Tecelã desde 12 anos, passou a sua infância na Ponte Alta (Itapiché de Baixo). Pela sua dedicação ao trabalho, ganhou prestígio nacional, ministrando diversos cursos de tecelagem manual por vários estados brasileiros, além de ensinar na USP-Universidade de São Paulo. 

Mãe de seis (6) filhos e avó de quatorze (14) netos, é também considerada a mãe da tecelagem carmelitana por ter ensinado a vários artesãos a arte de tecer. 

Dona Anézia, como é conhecida, é uma pessoa forte, determinada, mas de uma doçura apaixonante; possui imensurável valor para a cultura, artesanato e história de Carmo do Rio Claro. Por isso, e para comemorar o Dia do Artesão (19/03), o programa Uma Carioca na Roça foi até ela para comemorar esse dia tão especial, especialmente para os carmelitanos. 

Encomendas:

Rua Breno Corrêa Peres (antiga Rua belo Horizonte), nº. 96
Carmo do Rio Claro/MG
Tel.: (35) 3561-2437





A ela e a todos os artesãos, os meus parabéns!




sábado, 22 de março de 2014

Feliz Sábado!



Hoje não tem post, sabe por quê? Porque Sábado é dia de descanso e de delícias como essas aí embaixo! 



Hummmm.... eu quero, e você?! Então, aproveite porque hoje é Sábado!

Beijocas e até semana que vem!


segunda-feira, 17 de março de 2014

RECEITA: Acém com Molho de Alcaparras


Bom dia!!!! Hoje tem receitinha no blog, claro! E é um luxoooo, Dona Maria, porque é gostosa e super apresentável na hora de servir; nem parece que é fácil de fazer! hehehe

No 21º Programa Uma Carioca na Roça (Tv Onda Sul - Canal 9), eu ensinei a fazer um Acém com Molho de Alcaparras que...hummmm....nem falo nada! E ainda teve a estreia do quadro "Encontro Fashion", com a blogueira e stylist Luciana Peres (Blog Coisas de Lu). Lu, como é conhecida, mostrou aos telespectadores como "aproveitar" um único blazer e um único sapato em quatro produções lindas, com acessórios de deixar qualquer mulher louquinha: básico, casual, balada e elegante. Uma super dica para quem procura peças coringas para o seu guarda-roupa.  Mas, primeiro, vamos ensinar a receita, né? 

ACÉM COM MOLHO DE ALCAPARRAS

INGREDIENTES

1 kg de acém inteiro

5 dentes grandes de alho amassados

7 colheres (sopa) de óleo

3/4 de cebola pequena cortada em cubos

3 tabletes de caldo de carne

1 colher (chá) de cominho em pó (opcional)

1 litro de água em temperatura ambiente


INGREDIENTES PARA O MOLHO DE ALCAPARRAS

1 vidro de alcaparras em conserva (170 g)

1 caixa de creme de leite (200 g)

1 dente grande de alho amassado

1/4 de cebola pequena cortada em cubos

4 colheres (sopa) de azeite extravirgem


MODO DE FAZER O ACÉM

Em uma panela de pressão grande, coloque o óleo e frite 3/4 da cebola com os 5 dentes de alho amassados. Quando estiverem dourados, junte o acém inteiro e deixe fritar bem. Acrescente os 3 tabletes de caldo de carne picados. Junte o cominho em pó e deixe a carne dourar bem. Assim que estiver bem bronzeada, adicione a água em temperatura ambiente. Assim que começar a ferver, tampe a panela de pressão e, assim que esta chiar, conte 60 minutos. Após, desligue o fogo e retire todo o vapor da panela, para destampá-la. Ligue o fogo novamente e deixe o acém ferver na própria água da panela até você fazer o molho de alcaparras.

MODO DE FAZER O MOLHO DE ALCAPARRAS

Em primeiro lugar, se preferir, pique as alcaparras. Após, em uma panela pequena, frite o alho e 1/4 da cebola em azeite extravirgem. Assim que começarem a dourar, junte as alcaparras picadas, deixando-as fritar por alguns minutinhos. Desligue o fogo e acrescente o creme de leite.

Transfira o acém inteiro (despreze a água) e jogue o molho de alcaparras por cima. Sirva em seguida.

DICA 1: Como os tabletes de caldo de carne e as alcaparras são salgadinhos, é importante sempre experimentar para ver a necessidade de se colocar sal ou não nesta receita.

DICA 2: Não coloque todo molho de alcaparras em cima da carne; separe um pouco dele para colocar no prato na hora em que for servir.



Venha ver o vídeo para tirar quaisquer dúvidas desta receita e ainda aprender um pouco de moda e estilo com a nossa stylist Luciana Peres!


Viu só que bacana!!! Muitas dicas valiosas, né? Amei! Obrigada a Luciana Peres, a modelo Cristielle Reis, às lojas M. Boutique (blazer), Empório D'Luxe (acessórios) e Madu Calçados (Sapato), e a você que sempre me acompanha e me incentiva. 

Beijão!



Agradece neste programa às seguintes parceiras:







domingo, 16 de março de 2014

Utensílio Indispensável na Cozinha - Parte 1


Olá, minha gente, tudo bem? Hoje, o post é sobre utensílios indispensáveis numa cozinha. Separei alguns pra mostrar. Ó, vale o investimento, viu? 


PINCÉIS


Estes aí em cima são de silicone, que não soltam fios.



Mas tem esses que a gente compra em casa de tintas ou de materiais de construção que, além de serem mais baratos, espalham (manteiga, margarina, óleo, azeite, gema de ovo...) com maior facilidade e economia.



ABRIDOR DE LATA



Se você encontrar um desses, compre imediatamente, pois, além de ser muito prático, é um charme, né? 



PROCESSADOR DE ALIMENTOS



Com ele, você pode picar, triturar, ralar, misturar e bater todos os tipos de massa; é muito prático. Existe uma grande diversidade de modelos. Eu tenho um igualzinho a esse aí em cima e recomendo! 

Vou ficando por aqui. De vez em quando eu postarei alguns desses objetos de desejo que tanto facilitam a nossa vida, não é mesmo? 

Tchauzinho!




segunda-feira, 10 de março de 2014

RECEITA: Risoto Mineiro com Abóbora // Atelier Aline e Júnior


Bom dia, pessoal! Olha o que eu postarei pra vocês, hoje: uma receita maravilhosa feita no 20º Programa Uma Carioca na Roça feita pela artesã e estilista Aline Soares, do Atelier Aline e Júnior. Tem também uma entrevista com o marido da estilista, o artesão, historiador e artista plástico Jair Soares Júnior sobre a Tecelagem em Carmo do Rio Claro e Região.

Vocês não fazem ideia como esse risoto é bom!!! Pensa numa coisa boa! É ele, sem brincadeira! A Aline, sempre muito criativa, pegou a receita do Risotto di Zucca (zucca = abóbora), muito famoso na Itália, e adaptou aos sabores de Minas. O resultado vocês podem conferir no vídeo que, além da receita e da entrevista super interessante com o Júnior, ainda mostra um pouco do que o Atelier Aline e Júnior tem: peças diferenciadas e elegantes, como o lindo jogo americano e os guardanapos de chita. Um charme!

Vem comigo! Primeiro, a receita, claro!

RISOTO MINEIRO COM ABÓBORA

















INGREDIENTES

200 g de polpa de abóbora picadas em cubinhos

1 litro de caldo de galinha (dois tabletes de caldo de galinha dissolvidos em 1 litro de água fervente)

1 cebola média ralada

1 pitada de sal

Pimenta-do-reino a gosto

50 ml de vinho branco seco

160 g de arroz próprio para risoto

20 g de parmesão ralado fino

3 colheres (sopa) de azeite

Parmesão ralado grosso e salsinha e cebolinha para decorar


MODO DE FAZER

1º Passo - Dissolva dois tabletes de caldo de galinha em 1 litro de água fervente.

2º Passo - Em uma panela média, refogue a cebola no azeite até a mesma murchar. Junte a abóbora picadinha e mexa bem por alguns minutos.

3º Passo - Coloque o arroz (DICA 1: o arroz próprio para risoto NÃO pode ser lavado) e mexa rápido, pois ele não precisa ser refogado como o arroz tradicional.

4º Passo - Adicione o vinho e mexa sempre para não correr o risco de grudar.

5º Passo - Depois de alguns minutinhos mexendo, junte o caldo de galinha. Assim que ferver, acerte o sal (se necessário), tampe a panela, acrescente a pimenta-do-reino e cozinhe o arroz em fogo baixo.

6º Passo - Assim que a água secar, experimente o arroz para avaliar se o mesmo está cozido e cremoso (DICA 2: o arroz próprio para risoto sempre vai aparentar cru. Por isso, é importante sempre prová-lo). Se necessário, pingue mais um pouco de água.

7º Passo - Estando cozido e macio, junte o queijo ralado fino e mexa.

8º Passo - Adicione a salsinha e cebolinha a gosto e mexa para incorporar ao risoto.

9º Passo - Desligue o fogo e sirva em seguida (DICA 3: o risoto nunca deve ser requentado!!!). Em seu prato, coloque queijo ralado grosso e azeite por cima do risoto.

Sugestão de acompanhamento da Aline: Costelinha ou frango cozido.

Vamos ver o vídeo para aprender direitinho com a Aline esse prato divônico!




Fala se não é puro luxo essa receita?! E ainda servido na gamela, com aquele vinho e com as peças MARA do Atelier Aline e Júnior...tirou meu fôlego, e o seu? A seguir, fotos dos bastidores do programa.





O casal de artesãos, Júnior e Aline, com a apresentadora Renata Junqueira (euzinha! hehehe)


Querem ver um pouquinho das peças fantásticas que você pode encontrar no Atelier Aline e Júnior?








  







Máscaras do artista plástico, historiador e artesão Jair Soares Júnior:





Cerâmicas pintadas pelas artistas Maria do Carmo (do Atelier Sagrada Terra, em Carmo do Rio Claro) e Marília Vieira:







ATELIER ALINE E JÚNIOR

Rua Gabriel Santana, nº 370.
37150-000 - Carmo do Rio Claro - MG
Tel.: (35) 3561-2161 // 3561-2623

segunda-feira, 3 de março de 2014

RECEITA: Suco Revigorante contra Ressaca

Eita, Dona Maria, o Carnaval já está aí, pertinho, né mesmo? Nessa época, e em qualquer outra, principalmente no calor, o ideal é que você beba bastante água, suco natural ou água de coco.  Que delícia! O quê ??? Seu líquido preferido é aquele que passarinho não bebe? Coisa feia, Dona Maria!!! rsrsrs Brincadeirinha à parte, como dia 28 de fevereiro se comemora o Dia da Ressaca, eu não ia perder a oportunidade de ensinar aqui no blog um suco delicioso que promete acabar com os efeitos indesejáveis da bebida alcoólica.  Bora ver?

SUCO REVIGORANTE CONTRA RESSACA



INGREDIENTES

500 ml de água

1 cenoura pequena sem casca

1 beterraba pequena sem casca

1 colher (de chá) rasa de gengibre

5 folhinhas de hortelã

1 maça com casca

Açúcar ou adoçante a gosto

MODO DE FAZER

Bater todos os ingredientes no liquidificador, coar, adoçar e revigorar! Fácil, né?

Bora agora ver o vídeo do 19º programa para ver os detalhes dessa receita, além da entrevista com o cantor e compositor Paulinho Carielo, um dos integrantes da Turma do Aguenta, bloco tradicional de carmo do Rio Claro que há décadas alegra o carnaval carmelitano.



Querem ver um pouquinho do que rolou nos bastidores do 19º programa "Uma Carioca na Roça", exibido pela TV Onda Sul (Canal 9-Rede Minas) em 27/02/14?

Eu com o cantor, compositor e um dos integrantes da Turma do Aguenta, bloco carnavalesco de Carmo do Rio Claro:






Look do 19º programa: Vestido D&A Collection, em Carmo do Rio Claro:




Vai um suquinho aí?



Agradecimento:

Personal Stylist Luciana Peres, do blog Coisas de Lu