segunda-feira, 24 de março de 2014

RECEITA: Bolo de Milho com Queijo

Quem aí não gosta de bolo de milho com queijo? Difícil, né? Esse que vou postar hoje, ensinei no 22º programa Uma Carioca na Roça. Em resumo: feito com milho em lata, é prático,  fácil e suuuper gostoso! Anote aí os ingredientes e depois me conte, tá? Tenho certeza de que você vai amar!

BOLO DE MILHO COM QUEIJO

INGREDIENTES

1 lata de milho verde em conserva
3 ovos
1 e 1/2 copo americano de fubá
1 e 1/2 copo americano de açúcar
2 copos americanos de leite
80 ml de óleo
1 colher (sopa) cheia de fermento químico em pó
Queijo de sua preferência (ralado e/ou em pedaços e/ou em tiras)
Margarina ou manteiga para untar
Farinha de trigo para polvilhar a forma


MODO DE FAZER

Com exceção do fermento químico em pó e do queijo, bata bem todos os ingredientes no liquidificador. Em seguida, adicione o fermento químico em pó e bata por alguns segundos. Despeje a mistura em forma untada e enfarinhada. Leve ao forno preaquecido em temperatura alta por, aproximadamente, 50 minutos.

DICA:  Após 35, 40 minutos, dê uma olhada no bolo, pois o tempo exato de assar dependerá da potência do seu forno.


Fácil, né? Mesmo assim, eu acho legal ver o vídeo, pois além de sanar algumas dúvidas que por acaso você tenha, sempre tem algumas dicas legais. Além disso, você pode aprender um pouco mais sobre o tear manual e se deliciar com a companhia agradável da nossa querida Dona Anézia, que eu costumo chamar de "Mãe da Tecelagem Carmelitana", por ter o desprendimento de ensinar o ofício a vários artesãos de Carmo do Rio Claro. Perde não!





DONA ANÉZIA



Carmelitana, Anézia Rosalina dos Santos Freire nasceu em 30 de setembro de 1928. Dedicou sua vida ao artesanato manual, tecendo mantas, colchas, tapetes e tantas outras peças. Participou da novela global "Fera Ferida" (1994), gravada no Rio de janeiro, nos estúdios da Rede Globo.

Tecelã desde 12 anos, passou a sua infância na Ponte Alta (Itapiché de Baixo). Pela sua dedicação ao trabalho, ganhou prestígio nacional, ministrando diversos cursos de tecelagem manual por vários estados brasileiros, além de ensinar na USP-Universidade de São Paulo. 

Mãe de seis (6) filhos e avó de quatorze (14) netos, é também considerada a mãe da tecelagem carmelitana por ter ensinado a vários artesãos a arte de tecer. 

Dona Anézia, como é conhecida, é uma pessoa forte, determinada, mas de uma doçura apaixonante; possui imensurável valor para a cultura, artesanato e história de Carmo do Rio Claro. Por isso, e para comemorar o Dia do Artesão (19/03), o programa Uma Carioca na Roça foi até ela para comemorar esse dia tão especial, especialmente para os carmelitanos. 

Encomendas:

Rua Breno Corrêa Peres (antiga Rua belo Horizonte), nº. 96
Carmo do Rio Claro/MG
Tel.: (35) 3561-2437



A ela e a todos os artesãos, os meus parabéns!




Nenhum comentário:

Postar um comentário