segunda-feira, 19 de setembro de 2011

RECEITA: Bolinho de Fubá de Canjica

Quer agradar o marido? É só aprender a receita que só a tua sogra sabe fazer. Infalível! Foi assim que aprendi a fazer "bolinho de fubá de canjica". O duro é que todas as sogras que conheço nunca dão "o pulo do gato" (as dicas). E se for igual a minha, então, que, além de excelente cozinheira, ainda faz tudo "pro rumo" (de olho, sem medida), a coisa fica ainda mais complicada. Segredo: ficar de olho com papel e caneta na mão. Foi o que fiz e...consegui!!!! Agora que aprendi, vou passar pra você tudinho, porque esse bolinho é fácil de fazer e vai muito bem com um cafezinho feito na hora. Se você estiver na roça, então, melhor ainda. Anota aí!

BOLINHO DE FUBÁ DE CANJICA

INGREDIENTES

2 copos americanos (não muito cheios) de fubá de canjica
3 copos americanos (até a boca) de leite quente
1 colher rasa de sobremesa de sal
1 colher rasa de sobremesa de fermento em pó
1 ovo

MODO DE FAZER

Ferva o leite.
Em uma bacia, despeje os dois copos de fubá de canjica, acrescente o sal e o fermento. Junte os 3 copos de leite quente e mexa bem até obter uma massa homogênea. Espere esfriar um pouco pra colocar o ovo (senão, cozinha o ovo, né?). Após esfriar, junte o ovo (clara e gema) e mexa bem.

Com a ajuda de uma colher, faça bolinhas e frite em óleo NÃO MUITO QUENTE (se for em óleo muito quente, o bolinho fica tostado por fora e cru por dentro). Retire-os quando estiverem dourados.


Essa receita  rende 16 bolinhos, mais ou menos. Só tem cinco aí na foto porque o maridão comeu tudo de uma vez só e tive que esconder esses pra poder mostrar pra você, né? rs. Beijos!




3 comentários:

  1. Estava procurando esta receita.. Minha mãe fazia pro café da tarde la em Minas. Nunca me passou a receita.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  2. Delícia
    Minha mãe faz e adoro
    Você sabe as calorias de um?

    ResponderExcluir
  3. Delícia
    Minha mãe faz e adoro
    Você sabe as calorias de um?

    ResponderExcluir