terça-feira, 20 de setembro de 2011

CARDÁPIO (RECEITA): Paleta assada ao molho de alcaparras, jiló empanado e arroz com batata palha

Quem aí gosta de jiló? Eu adoro aquele gostinho amargo que ele tem. Mas, pra quem não gosta desse "amargoso", vai aí uma receita simples: jiló empanado. É uma delícia e combina muito bem com qualquer tipo de carne. Pra tira-gosto (petisco), então, é divino! Costumo comer fígado com jiló empanado e posso lhe garantir que é bom demais (se souber fazer o fígado, lógico).

Hoje, no entanto, resolvi fazer o jiló com um acompanhamento diferente: paleta assada ao molho de alcaparras e arroz branco (eu tinha sobras de arroz) com batata palha. Foi um sucesso! Vamos a receita.

JILÓ EMPANADO

INGREDIENTES

6 jilós
2 ovos (clara e gema)
1 xícara de farinha de trigo
1 xícara de fubá de milho
1 colher de sobremesa de fermento em pó (para ficar mais sequinho)
Sal a gosto

MODO DE FAZER

Corte os jilós em rodelas de 0,5 cm. Reserve.
Em um prato, bata os ovos. Reserve.
Em uma vasilha, junte a farinha, o fubá, o fermento e o sal. Reserve.
Em uma frigideira, aqueça o óleo.

Passe os jilós no ovo e, em seguida, nas farinhas (farinha de trigo, fubá....) e leve-os à frigideira para fritar. Assim que estiverem dourados, retire-os com a ajuda de uma escumadeira e transfira-os para um prato com papel toalha.





PALETA ASSADA AO MOLHO DE ALCAPARRAS

INGREDIENTES

700g de paleta inteira 
5 fatias de bacon
sal grosso
1 vidro de 110 g de alcaparras
1 caixa de creme de leite (se optar pela lata, retire o soro)
1 dentes de alho grandes cortados em cubinhos
1 pedaço de cebola cortado em cubinhos
4 colheres de azeite extra-virgem

Paleta Assada: Coloque a paleta em uma assadeira, com a parte da gordura virada pra cima. Distribua as fatias de bacon em cima e cubra-a com sal grosso. Despeje um pouco de óleo nos lados e em cima da carne (fio de óleo). Cubra a assadeira com papel alumínio e coloque no forno alto. Depois de 40 minutos, retire e papel alumínio e deixe dourar a carne. Antes de servir, retire todo o sal grosso que puder. Cubra com molho de alcaparras e decore com as fatias de bacon.



Por este ângulo está bem mais bonita.


Molho de Alcaparras: Despeje as alcaparras em um prato e corte-as em pedaços menores. Reserve (1).
Em uma panela, coloque 4 colheres de azeite extra-virgem, o alho picado e a cebola e deixe fritar (2). Quando estiverem dourados (3), acrescente as alcaparras e deixe fritar mais um pouco. Coloque sal a gosto (eu coloquei uma colher rasa de chá). Mexa (4). Desligue o fogo e acrescente o creme de leite (5).

(1)

(2)

(3)

(4)

(5)


ARROZ COM BATATA PALHA

INGREDIENTES

Sobras de arroz
1 copo americano de arroz
1 ovo
1 colher cheia de manteiga ou margarina
1 pedaço de cebola cortado em tiras
Batata palha

Em uma panela, coloque a manteiga e a cebola para fritar. Assim que a cebola estiver dourada, acrescente o arroz cru e deixe-o fritar bem (1). Junte o ovo e mexa até que ele fique com consistência de "ovo mexido" (2). Acrescente o arroz cozido (amanhecido) e mexa (3/4). Coloque água até o nível do arroz. Coloque sal a gosto. Tampe a panela. Quando o arroz estiver seco, desligue o fogo e misture batata palha (5).


(1)


(2)

(3)

(4)

(5)



Sirva e seja feliz! Beijos.



DICA: quem não tem paciência pra esperar a paleta assar (ela é meio durinha), pode substitui-la por picanha, que é mais macia e demora menos no forno. Bom apetite!




Nenhum comentário:

Postar um comentário