terça-feira, 30 de agosto de 2011

RECEITA: SOPA ESPANTA GRIPE

"Oi, Renata! Tudo bem?
Acabo de passar o maior aperto e justamente me lembrei de uma carioca na roça que talvez possa me ajudar, rs. Tive que fazer uma sopinha de doente, daquelas que a gente precisa quando está mais fraquinha, menos disposta e, adivinhe? Tive que recorrer a um pacotinho de sopa pronta esquecido no armário que me salvou dessa vez! Bem, gostaria de pedir, caso vc tenha alguma receitinha que engane o estômago de pessoas gripadas, por favor, poste no blog que a cada dia tem ideias melhores!
Obrigada,
Lu".

Acabei de receber essa mensagem e fiquei pensando em qual sopa postar pra essa menina fantástica e inteligente, chamada Luíza Brandão. Então, escolhi com muito carinho essas duas:

SOPA DE FUBÁ COM OVOS E COUVE

INGREDIENTES

1 litro de água
1 copo americano de fubá
3 ovos
3 dentes (grandes) de alho cortados fininhos e em rodelas
2 a 3 colheres sopa de azeite
1 folha grande de couve
Temperos e sal a gosto
Salsinha picada a gosto

MODO DE FAZER

Em uma panela alta, frite o alho no azeite. Quando estiver dourado, desligue o fogo e reserve.

Misture o fubá com um pouco de água até formar uma pasta para não empelotar. Em seguida, junte o restante da água, mexa bem e acrescente na panela alta (que está o alho já frito). Ligue o fogo novamente e coloque os temperos a gosto (pode colocar também 1 tablete de caldo de galinha, que fica uma delícia, mas cuidado com o sal!).

Mexa bem e deixe cozinhar em fogo alto (mexendo sempre para não agarrar na panela). Assim que começar a fazer bolhas, diminua o fogo e acrescente os ovos à panela (espalhados).
Tampe a panela e deixe até que as gemas estejam cozidas. Quando isso acontecer, desligue o fogo e coloque as folhas de couve rasgadas e o cheiro verde. Sirva quente.


CANJA DE GALINHA COM LEGUMES

INGREDIENTES

4 dentes de alho finamente picados 
2 colheres (sopa) de azeite
600 g de coxinhas de galinha (12 coxinhas)
1,5 colher (chá) de sal
6 xícaras de água quente
2 folhas de louro 
2 cenouras pequenas fatiadas
1 talo de salsão (aipo) fatiado
2 batatas médias descascadas e picada
2 tomates pequenos ralados (cortados ao meio e ralados, de forma a deixar de fora a pele)
1/2 cebola média picada
1 pimenta dedo-de-moça vermelha picada (sem sementes se quiser um sabor menos picante)
1/2 xícara de arroz branco (o cateto é mais cremoso, mas pode ser agulhinha)
4 colheres (sopa) de salsinha picada

MODO DE FAZER

"Na panela de pressão, refogue o alho no azeite até dourar. Junte as coxinhas de frango e o sal e refogue até que fiquem sequinhas. Acrescente 4 xícaras de água quente e as folhas de louro. Tampe a panela e espere ganhar pressão. Abaixe o fogo e cozinhe por 30 minutos. Enquanto isto, prepare os outros ingredientes. Desligue o fogo, espere acabar a pressão e abra. A carne deve estar se soltando do osso. Escorra, reserve a carne, descarte o louro e volte o caldo para o fogo com todos os outros ingredientes, com exceção da salsa. Deixe cozinhar por cerca de 15 minutos, sem pressão, ou até o arroz estar cremoso e a cenoura, macia. Acrescente a água restante aos poucos para obter a densidade desejada. Enquanto isto, separe a carne e descarte ossos, cartilagens e pele. Junte a carne desfiada (cerca de 200 g) à sopa e deixe ferver. Prove o sal e corrija, se necessário. Espalhe por cima a salsinha picada na hora e sirva bem quente

Rende: 3 a 4 porções
Nota: Para uma sopa mais leve e delicada, use peito de frango com osso e desengordure o caldo antes de juntar os legumes e o arroz. "  (Por Neide Rigo)

Não tem gripe que resista, Luíza! Beijos.

5 comentários:

  1. Hummmmmm. Obrigada pelos elogios, Renata! E pelas receitas também, os resfriados aqui em casa vão ficar mais saborosos, rsrs.

    ResponderExcluir
  2. Serve também para ressaca? Lembrei do carnaval, natal, ano novo, todos os aniversários,festa junina, proclamação da república, finados,ontem, etc... Um bjão!

    ResponderExcluir
  3. Acrescentando ao anônimo acima, dia de eleição. rsrs

    ResponderExcluir
  4. Oi sou a Geovânia estou gripada , é uma gripe da quelas bem forte estou fraca já fui ao médico ,fiz uma sopa de macarrão batata e cenoura será que me ajuda a melhorar?

    ResponderExcluir
  5. Vou fazer tô mal de gripe,paladar tá horrível.

    ResponderExcluir