sábado, 3 de março de 2012

RECEITA: Pãozinho da Dona Ana

Bom dia pra todos! Já olhou o céu hoje, Dona Maria? Que manhã de sábado linda está fazendo em Carmo do Rio Claro! Tá quente, mas tá lindo..hehehe.

Hoje, pra compensar o tempo perdido (porque me esqueci de carregar a bateria da minha máquina fotográfica e dei sumiço no cabo do meu celular), vou postar duas receitas ótimas: o delicioso pãozinho da Dona Ana (minha sogra) e um antepasto de berinjela da Helenice (minha amiga). Vamos, primeiro, começar pela sogra, claaaro! rsrs

PÃOZINHO DA DONA ANA


INGREDIENTES

3 ovos
3 colheres (de sopa) de açúcar (opcional)
50g de fermento biológico fresco ou  2 envelopes (10g cada) de fermento biológico seco instantâneo (1 envelope equivale a 30g de fermento biológico fresco)
1 colher (de sopa) rasa de sal (se você não usar o açúcar, pode ser cheia)
3 copos de leite morno
1 copo americano de óleo (faltando um dedo)
Farinha de trigo (mais ou menos 1 kg)

MODO DE FAZER

Pré-aqueça o forno (como o meu já está pedindo aposentadoria, coloquei na temperatura alta).

Aqueça o leite (o leite precisa estar morno, não quente, tá?) e coloque os envelopes de fermento. Mexa. Em seguida, coloque esse leite morno já misturado com o fermento no liquidificador, acrescentando os  ingredientes acima (MENOS A FARINHA DE TRIGO!). Bata.

Transfira a mistura para uma bacia (figura 1) e acrescente aos poucos a farinha, misturando até dar o ponto (a massa tem que ficar meio pastosa, mas saindo da mão, sem grudar). Observação: Como eu usei ovo caipira (que são menores e mais consistentes que os de granja), não precisei usar toda a farinha de trigo (sobraram 2 copos americanos).  À medida em que você for colocando a farinha, vá sovando (amassando com as mãos) a massa.

Assim que der o ponto, cubra a bacia com um pano e deixe a massa descansar por 30 minutos (pode colocar a massa no sol pra crescer mais depressa). Passados os 30 minutos, sove (não muito) a massa novamente e deixe-a descansar por mais 30 minutos. Observação: eu prefiro fazer desse jeito, porque acho que a massa fica bem mais leve e macia. Mas se você não tiver saco, pode deixar a massa descansando e crescendo somente por 30 minutos.

Agora, é hora de enrolar a massa: pegue um pedaço da massa, enrole, abra com as duas mãos e feche, formando uma bola (só Deus pra descrever isso sem mostrar o desenho). Coloque na assadeira (não precisa untar a assadeira!!!) com um espaço de 2 dedos entre os pães. Quando terminar, pincele gema em cima de cada pãozinho e salpique orégano por cima. Leve ao forno. Quando estiver meio bronzeado, está pronto!

DICA 1: Com essa massa, você pode fazer enroladinho de presunto e queijo, cachorro-quente de forno etc.

DICA 2: Rende, aproximadamente, 30 pães (dependendo do tamanho que fizer)

DICA 3: Você pode congelar os pães depois de pronto.

Vamos as fotos?



Figura 1



Coloque a farinha aos poucos e vá sovando a massa



Ainda está meio grudenta, tá vendo? Coloque mais um pouco de farinha e sove novamente.



Tá ficando no ponto! Será que está desgrudando da mão? 



Hum...ainda está um pouquinho grudenta. Vamos colocar só mais um pouquinho de farinha, Dona Maria!



Aí!!!!! Tá no ponto: pastosa e desgrudando da mão! Beleza!



Deixe a massa descansar agora (não esqueça do pano por cima, tá?)



Tcharã!!! Olha como cresceu!



Pegue um pedaço da massa, enrole e, em seguida, abra com as duas mãos. Feche, formando uma bola.



Fomando uma bola (isso tá mais parecendo um ovo, Dona Maria! Capricha na bola!)



Pincele com gema e salpique orégano. Tô vendo e tô gostando!



Ah, que maravilha: bronzeados, leves, macios e saborosos! Chama a polícia, Dona Maria, que hoje eu vô me acabar no carboidrato!!!

Beijos. Ah, não saia daí, porque a próxima receita é de antepasto de berinjela da Helenice!
















Um comentário:

  1. Renata, esse pãozinho me deu água na boca! Lembrei dos que a Dona Ana fazia pro lanche da escola, nossa que saudades! Vou matar a vontade!

    ResponderExcluir