segunda-feira, 12 de março de 2012

RECEITA: Pato no arroz e legumes

Bom, primeiramente, fiz o pato na véspera como prato principal. Então, nessa receita você pode usar as sobras de carne que você tiver em casa - vaca, frango, porco...

PATO NO ARROZ E LEGUMES


COMO FAZER O PATO?

INGREDIENTES

1 pato limpo e picado
1 cebola média
8 dentes de alho
Óleo
Sal a gosto
Pimenta (opcional)

O pato, fiz da seguinte forma: Numa panela de pressão, coloquei um pouco de óleo, 1/2 da cebola picadinha e 4 dentes de alho fatiados. Deixei fritar até dourar e acrescentei o pato. Coloquei sal (1 colher de sopa cheia). Mexi para misturar bem os temperos e deixei fritar (o pato). Quando ele estava bem frito, acrescentei água à panela até cobrir um pouco o pato e tampei. Depois que pegou pressão, contei 50 minutos (o pato era velho! hehehe). Desliguei o fogo e retirei o ar da panela. Destampei e vi que o pato já estava cozido (e que não estava muito temperado). Reservei.

Em outra panela, coloquei um pouquinho de óleo, mais 4 dentes de alho amassados, 1/2 cebola picadinha (não coloquei toda a metade da cebola, pois reservei um pedaço dela pra colocar na água,  a fim de engrossar o caldo) e repeti o processo acima. Quando começou a dourar, coloquei os pedaços de pato cozidos (sem a água do cozimento). Mexi e deixei fritar mais um pouquinho até pegar o sabor (DICA: nesse momento, você pode colocar pimenta, que fica uma delícia). Acrescentei um pouco da água do cozimento (DICA: se o pato não estivesse totalmente cozido, eu teria colocado água o suficiente para cobri-lo, mas não foi necessário, pois ele já estava macio).  Em seguida, piquei o restante da cebola na água e, depois que ferveu, corrigi o sal. Assim que engrossou o caldo, desliguei e salpiquei cheiro-verde. FICOU ÓTIMO!

Vamos a receita, então:

INGREDIENTES

Sobra do pato desfiado
70 ml (1/2 copo americano, aproximadamente)
1 cebola pequena picada
4 dentes de alho fatiados
3 copos de arroz cru
2 espigas de milho
1 colher de sopa cheia de manteiga
1 abóbora pequena cortada em cubinhos
2 cenourar pequanas cortadas em cubinhos
1 pedaço de repolho cortado bem fino
1 vidro pequeno de palmito
Cheiro-verde a gosto
Sal a gosto
Azeitonas picadinhas (opcional, mas que fica uma delícia)

Em primeiro lugar, desfie o pato e reserve (juntamente com a sobra do caldo do pato) - figura 1.

Logo após, corte o milho rente ao sabugo (isso porque não usei o milho em conserva) - figura 2. Em uma panela, frite a cebola na manteiga (figura 4). Jogue o milho, mexa e refogue-o com um pouco de sal. Em seguida, coloque água para cozinhá-lo (figura 5).  Após cozido, desligue o fogo e reserve (figura 6).

Lave o arroz e deixe-o escorrer. Pique um pouco da cebola em cima dele. Reserve.

Pique os legumes (figura 7).

Em uma panela maior, coloque o azeite e o alho (figura 8). Frite e, assim que dourar, jogue o arroz e mexa (figura 9), fritando-o muito bem (DICA: Para o arroz ficar soltinho, o importante é fritá-lo muuuuito bem - figura 10). Em seguida, coloque os legumes e mexa (figura 11); coloque as sobras de pato desfiado e mexa (figura 12). Acrescente a sobra do caldo do pato (figura 13). Despeje o milho na panela e mexa (figura 13). Se for pouca, complete com água, de modo que cubra o arroz uns 2 dedos, aproximadamente. Deixe ferver e corrija o sal, se necessário. Acrescente o palmito picadinho. Tampe a panela e deixe cozinhar. Quando a água estiver seca e o arroz totalmente cozido (arroz duro, ninguém merece!), salpique cheiro-verde. Sirva e seja feliz!


Figura 1



Figura 2



Figura 3



Figura 4



Figura 5



Figura 6



Figura 7



Figura 8



Figura 9



Figura 10



Figura 11



Figura 12



Figura 13

Restante do passo-a-passo da receita:









Hummmmm! Beijos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário