terça-feira, 6 de março de 2012

RECEITA: Escondidinho de carne seca

Bom dia! Essa receita de hoje é muito saborosa, mas confesso que prefiro a versão com mandioca ("aipim" para os cariocas). Vamos aos ingredientes?

ESCONDIDINHO DE CARNE SECA

INGREDIENTES

Batata palha a gosto
Fatias de mussarela

PARA O PURÊ DE BATATAS

10 batatas médias
1 colher (sopa) cheia de manteiga 
1 colher (sopa) rasa de sal
1 caixa de creme de leite
Sal a gosto

PARA A CARNE SECA

500g de carne seca
1/2 pacote de molho de tomate tradicional
1 tablete de caldo de carne
2 colheres (chá) de pimenta-do-reino
2 colheres (chá) de cominho
Noz moscada a gosto
Sal a gosto (dependendo do sal da carne)
2 dentes de alho picados ou amassados
1/2 cebola pequena cortada em cubinhos
5 colheres (sopa) de azeite

MODO DE FAZER

De véspera, coloque a carne seca em uma bacia com água e vá trocando a água no redecorrer do dia seguinte (ao total, são 5 trocas de água. O ideal é não tirar todo o sal da carne)

Para o purê, ferva com um pouco de sal as 10 batatas (com ou sem a casca, dependendo da sua pressa) até que fiquem bem cozidas. Após, passe-as no espremeder (figura 1). Em uma panela, coloque as batatas espremidas, o sal, a manteiga e o creme de leite. Misture e leve ao fogo brando mexendo até formar o purê - figura 2 - (têm restaurantes e pessoas que preferem passar a batata com um pouco de leite numa peneira. Sinceramente, para o "escondido", não ligo para os pequenos pedaços de batata que ficam no purê. Vai do gosto de cada um). Tranfira o purê para um refratário (figura 3).

Agora, vamos preparar a carne seca. Coloque a carne seca na panela de pressão e deixe-a cozinhar por, aproximadamente, 25 minutos (ou até ficar bem cozida). Reserve a água do cozimento e desfie toda a carne (figura 4). Em uma panela, coloque o azeite, o alho e a cebola e deixe-os dourar. Acrescente a carne seca e mexa. Coloque o molho de tomate e mexa mais um pouco até ferver. Em seguida, coloque 300ml da água do cozimento da carne seca e deixe ferver. Prove o sal. Se tiver sem sal, coloque o tablete de caldo de carne aos poucos e vá provando o sal até ficar de seu agrado. Coloque também a pimenta e o cominho. Deixe ferver até reduzir um pouco o molho (não pode ficar seco) - figura 5. Jogue esse molho em cima do purê de batatas (figura 6). 

Em seguida, coloque a batata palha por cima do molho de carne seca (figura 7) e as fatias de mussarela (figura 8). Leve ao forno até derreter o queijo (figura 9). Sirva quente (figura 10).



Figura 1



Figura 2



Figura 3



Figura 4



Figura 5



Figura 6



Figura 7



Figura 8



Figura 9



Figura 10

Bom apetite!










Nenhum comentário:

Postar um comentário