terça-feira, 27 de março de 2012

RECEITA: Filé de Peixe ao molho picante de moranga e alcaparras

Muita gente não gosta de bacalhau, prato preferido para a Semana Santa. Então, fiquei pensando qual receita eu poderia postar para ajudar a montar o cardápio da semana que vem. Foi aí que criei um molho delicioso, picante (a pedido de muita gente) que, pra falar a verdade, ficou melhor que o peixe. Bora anotar?

FILÉ DE PEIXE AO MOLHO PICANTE DE MORANGA E ALCAPARRAS


INGREDIENTES

Ingredientes Para o Peixe

1kg de filé de peixe (eu fiz com Tilápia, porque não tem muita espinha, mas pode ser o peixe de sua preferência).
Sal a gosto
4 dentes de alho amassados

Ingredientes Para o Molho Picante
8 colheres (de sopa) de azeite
1/2 cebola picadinha
1 dente de alho amassado
1/2 vidro pequeno de alcaparras
500g de moranga (ou abóbora madura) cortada em fatias finas
1 pacote de molho de tomate refogado (340g)
3 colheres (de chá) rasa de açúcar (para tirar a acidez do molho de tomate)
1 colher (de sopa) de semente de coentro triturada (se não tiver, pode ser a folha, que é mais saborosa)
4 pimentas de cheiro (ou outra de sua preferência) amassadas
1 colher (de chá) de pimenta-do-reino moída
2 colheres (de sopa) de molho shoyo
1/2 limão
1 colher (de sopa) de maionese
1 tablete de caldo de galinha
Sal a gosto

2 colheres (de sopa) de cebolinha verde picadinha

MODO DE FAZER

Corte os filés de peixe ao meio e tempere com sal a gosto e com 4 dentes de alho amassados. Reserve. Em um recipiente, pique ao meio as alcaparras. Reserve. Em uma panela, frite 1/2 cebola picadinha e 1 dente de alho amassado. Quando começarem a dourar, acrescente as alcaparras picadas e refogue-as por alguns minutos. Em seguida, junte os pedaços de moranga e mexa. Deixe refogar mais um pouco, mexendo sempre. Acrescente aos poucos os demais ingredientes (menos os do peixe e a cebolinha verde) e vá provando para ver se está do seu agrado, principalmente quanto ao sal e a pimenta. Quando a moranga estiver cozida, deligue o fogo, deixe esfriar um pouco e bata este molho no liquidificador.

Montagem: Em uma panela, coloque um pouco do molho picante. A seguir, disponha metade dos filés na mesma panela. Coloque o restante do molho e dos filés, de modo que o molho cubra um pouco os filés. Tampe e deixe o peixe cozinhar em FOGO BRANDO (é preciso ficar atenta, pois esse processo não demora). Quando o peixe estiver cozido, desligue o fogo e salpique cebolinha por cima.

DICA: Este prato pode ser acompanhado com purê de mandioquinha-salsa (conhecida no Rio de Janeiro como batata-baroa), pois, além de muito gostoso, o creme de leite (qualquer derivado do leite!) funciona como antídoto para capsaicina, substância que causa o ardido da pimenta, anulando os efeitos daquele ardume que fica na boca.



Nenhum comentário:

Postar um comentário