terça-feira, 18 de outubro de 2011

RECEITA: Trufa de Travessa

Promessa é dívida - aí vai a receita da trufa de travessa!

TRUFA DE TRAVESSA

INGREDIENTES

2 latas de leite condensado
1 colher de sopa cheia de manteiga
1 e 1/2 xícara de leite
1 colher de sopa cheia de amido de milho
2 caixas de creme de leite
300g de chocolate (barra) ao leite
100g de amendoim torrado e sem casca

MODO DE FAZER

1º Passo - Em uma panela, cozinhe em fogo brando o leite condensado, o leite de vaca, a manteiga, o amido de milho (já dissolvido no leite), misturando sempre para não agarrar no fundo. Cozinhe este "brigadeiro branco" até desgrudar da panela, despejando, em seguida, em uma travessa. Reserve - Figura 1.

2º Passo - Coloque o amendoim torrado e sem casca no liquidificador e bata "levemente" para não ficar muito triturado. Jogue a metade do amendoim (ou menos, se desejar) sobre o "brigadeiro branco". Reserve - Figura 2.

3º Passo - Pique a barra de chocolate, colocando os pedaços em uma recipiente de vidro próprio para micro-ondas. Leve ao micro-ondas por somente 2 minutos em potência média. Ao fim, retire o recipiente e misture bem o chocolate, que irá derreter por completo. Acrescente as duas caixas de creme de leite, mexendo até ficar homogêneo. Despeje essa mistura na travessa - Figura 3.

4º Passo - Salpique a outra metade do amendoim por cima da mistura de chocolate e decore no centro com alguns amendoins torrados e inteiros - Figura 4 e 5.

Leve à geladeira e sirva bem gelado (a consistência fica igual a da figura 6). É um sonho de tão gostoso (embora seja muito doce. Afinal, trata-se de trufa, não de uma simples torta)!



Figura 1



Figura 2



Figura 3



Figura 4



Figura 5



Figura 6

Coma com moderação, hein?! rs Beijos!


2 comentários:

  1. Poderia fazer em vídeos as receitas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Júlia, obrigada por seu comentário. Estou colocando algumas receitas do blog no meu programa culinário, que prima pela rapidez e facilidade dos pratos. Por isso, algumas receitas, mais complicadinhas, não poderão ser feitas no programa de tv Uma Carioca na Roça. Outras, como a Trufa de Travessa, podem e devem ser gravadas em vídeo, pois, além de gostosas, são fáceis. Vou agendar com a produção do programa um dia para ensinarmos essa delícia. Um grande abraço.

      Excluir