domingo, 23 de outubro de 2011

RECEITA: Farofa de Biscoito da Dona Maria

Boa noite, Dona Maria!!! Quer uma receita rápida e deliciosa? Então, anota essa aí: farofa de biscoito da Dona Maria. Você deve estar se perguntando: "por que da Dona Maria"? Na verdade, Dona Maria é minha avó (Maria Stela), uma pessoa maravilhosa e que amo muito; esse é o motivo pelo qual te chamo (carinhosamente) assim. Desde que eu me entendo por gente, Dona Maria (Stela) faz essa farofa no Natal. Por isso, resolvi homenageá-la colocando o seu nome nessa farofa, que além de ser um sonho, é leve, como toda avó. Bora ver?

FAROFA DE BISCOITO DA DONA MARIA

INGREDIENTES

1 pacote de biscoito de água e sal
2 ovos cozidos
50g (1 copo americano menos 1 dedo) de queijo parmesão ralado
1 lata de milho verde escorrido
1 cebola picadinha
Cheiro verde picadinho
100 g de manteiga
1 copo americano (menos 1 dedo) de passas
2 colheres de chá de sal
7 colheres de sopa de azeite

MODO DE FAZER

Coloque o pacote de biscoito dentro de um saco plástico e bata nele (eu bati com um soquete de feijão) até esfarinhar (figura 1). Retire o biscoito triturado da embalagem e transfira-o para um saco plástico. Bata mais até o biscoito ficar bem fino (figuras 2 e 3). Reserve (figuras 4 e 5).
Pique o cheiro verde (figura 6). Para facilitar, deixe separado todos os ingredientes que serão utilizados nesta receita (figura 7). Em uma panela, derreta a manteiga (figura 8), acrescente a cebola e deixe-a dourar (figura 9). Acrescente o sal (figura 10). Abaixe o fogo e jogue na panela as passas, o milho verde, o queijo ralado, o cheiro verde e o biscoito já esfarinhado. Desligue o fogo para não correr o risco de queimar a farofa. Misture bem e acrescente os ovos picados. Quando estiver tudo misturado, veja se a farofa está seca (figura 11), pois ela tem que ficar molhadinha (no entanto, não fica gordurosa). Se ainda estiver seca, você vai acrescentar o azeite. Quando estiver no ponto (molhadinha, sem estar gordurosa), você vai ligar o fogo novamente para mexer e deixá-la quente. Desligue o fogo e sirva com arroz branco e a carne que quiser. Essa farofa é muito boa e também serve como um excelente tira gosto (aperitivo) - figuras 12 e 13.



Figura 1


Figura 2


Figura 3


Figura 4


Figura 5


Figura 6


Figura 7


Figura 8 (se você tiver somente metade da quantidade indicada de manteiga,  você pode dobrar a quantidade de azeite, ou seja, 50g de manteiga e 15 colheres de sopa de azeite. Foi o que fiz)


Figura 9


Figura 10


Figura 11


Figura 12


Figura 13

Boa noite, Dona Maria, e fique com Deus!
























3 comentários:

  1. HUMMM!!! Renata deu água na boca já copiei a receita e vou fazer...

    ResponderExcluir
  2. hummmmmmmmmmmm ,vou fazer ............só de ver da àgua na boca mesmo !!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. tive o previlegio de comer uma delicia!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir