segunda-feira, 17 de outubro de 2011

RECEITA: Feijão Tropeiro (fácil)

Hoje, vou postar uma receita que muita gente tem preguiça de fazer por achar que é difícil: Feijão Tropeiro! Claro que existem algumas receitas de feijão tropeiro realmente trabalhosas, mas a minha não. Muito fácil, Dona Maria, e fica uma delícia. Vamos anotar?

FEIJÃO TROPEIRO (FÁCIL)

INGREDIENTES

300g de feijão carioquinha (cozinhei 1k e depois separei o que eu precisava pra esta receita, pois o almoço era pra 2 pessoas) - Figura 1
1 linguiça calabresa cortada em cubinhos
150g de bacon cortado em cubinhos
4 dentes de alho amassados
2 salsinhas (com o talo, que fica uma delícia) picadas - Figura 11
1 ovo cozido
1/2 xícara de farinha de milho (triturada com a mão) - Figura 8
10 colheres de sopa de óleo

MODO DE FAZER

Coloque o feijão na panela de pressão e deixe-o por 30 a 35 minutos após a panela começar a chiar, ou seja, quando ela deixar escapar o vapor regularmente  (esse tempo vai depender muito da qualidade do feijão. Melhor abrir a panela após 30 minutos e ver se o feijão já está macio ou se ainda está duro) - Figura 2. Dica: o feijão não deve ficar mole; apenas macio - figura 3.

OBS.: Se você ainda não sabe utilizar a sua panela de pressão, tem um link bem legal que ensina:

Cozinhe o ovo (por 5 a 6 minutos após o levantamento das borbulhas), descasque-o e reserve (dica: coloque um pouco de vinagre na água para não escurecer a panela na hora do cozimento).

Em uma panela, coloque o óleo, a calabresa e o bacon cortados e deixe-os fritar (figura 5). Quando começarem a dourar, acrescente o alho (figura 6) e frite mais um pouco até que o ele fique dourado. Acrescente o feijão cozido e totalmente escorrido à panela e mexa (figura 7). Junte a farinha de milho (pegue a farinha de milho e, com a mão, triture-a, jogando-a na panela. Faça isso 3 vezes - essa é a quantidade equivalente a 1/2 xícara - Figuras 8 e 9). Misture delicadamente (figura 10). Em seguida, junte a salsinha e o ovo cozido (e picado) - Figuras 12 e 13. Misture delicadamente para não amassar o feijão (figura 14). Desligue o fogo e sirva  (figura 15).

Nossa, ficou ótimo!


Figura 1



Figura 2



Figura 3



Figura 4



Figura 5



Figura 6



Figura 7



Figura 8



Figura 9



Figura 10



Figura 11



Figura 12



Figura 13



Figura 14



Figura 15

Amanhã, posto a sobremesa - "Trufa de Travessa"! Uhmmmmmmm........ Beijos.





























Nenhum comentário:

Postar um comentário