quinta-feira, 3 de maio de 2012

RECEITA: Estrogonofe de Carne da Vó Stela


Olá, queridas! Hoje, postarei um montão de receitas! Legal, né? Aproveitei este feriado para cozinhar lá na roça; fiz um tantão de coisa! hehehe. Você deve estar se perguntando: por que ela não posta uma receita por dia? É que tenho que correr contra o tempo, Dona Maria! Lembra do meu livro? Então, tá quase saindo, sabia? Faltam algumas receitinhas, uns detalhes. Enfim, vamos nessa? Bora lá!

ESTROGONOFE DE CARNE DA VÓ STELA

Porção para 8 pessoas

INGREDIENTES

Para Temperar a carne:

1 e 1/2 kg de carne bovina (filé mignon ou outra macia) cortadas em cubos de, aproximadamente, 2 cm
3 dentes grandes de alho amassados
1/2 cebola grande picadinha
Sal a gosto

Outros Ingredientes:
5 colheres (de sopa) de margarina
1 e 1/2 cebolas inteiras picadinhas
1 lata grande de palmito picado
1 vidro pequeno de champignon 
4 tomates bem vermelhos
2 envelopes de caldo de carne
1 colher (de sopa) de Molho Inglês
4 colheres (de sopa) de farinha de trigo
1 lata de creme de leite

MODO DE FAZER

Tempere a carne (de preferência, na véspera do preparo) com o alho, a cebola e o sal. Reserve.

Em uma panela (média-grande), frite em fogo alto 1/2 cebola na margarina, até que aquela murche e mude de cor (não doure a cebola). Acrescente a carne temperada e mexa bem. Tampe a panela, a fim de que a carne cozinhe em sua própria água. Mexa de vez em quando, deixando a carne fritar e dourar bem até agarrar no fundo na panela (tomando o cuidado para não queimá-la).

Enquanto isso, bata no liquidificador 4 tomates bem vermelhos cortados ao meio e sem sementes com 900ml de água. Jogue essa mistura na panela, assim que a carne estiver bem morena e agarrando no fundo da panela. Deixe ferver e acrescente a outra metade da cebola picadinha. Corrija o sal, acrescentando 2 envelopes de caldo de carne.

Assim que a carne estiver macia, coloque o palmito cortado em rodelas de 1cm e o champignon cortado ao meio. Coloque 1 colher (de sopa) de molho inglês. Ferva por mais alguns minutos e acrescente 4 colheres (de sopa) rasa de farinha de trigo bem dissolvido em 1/2 copo americano de água (caso contrário, empeloratá o caldo). Quando o caldo engrossar, junte 1 lata de creme de leite com soro, mexendo sempre, e desligue o fogo logo em seguida.

DICA 1: Cuidado! Se você não é um exímio conhecedor de cogumelos, não invente de colher no quintal. Compre sempre o industrializado para não ter surpresas desagradáveis.

DICA 2: Se você colocou sal suficiente para temperar a carne e descobriu que já está no ponto, nem tente acrescentar o caldo de carne. Caso contrário, irá salgar o estrogonofe.

DICA 3: Caso você ache que o molho de tomate, depois de muito ferver, ainda está ácido, acrescente de 1 a 2 colheres (de sopa) de katchup. 

DICA 4: Se, após engrossar o caldo com as 4 colheres (de sopa) de farinha de trigo em 1/2 copo americano de água, você perceber que o o mesmo está ralo (o que é uma raridade), coloque o creme de leite sem o soro. 

Vamos as fotos do passo a passo:



 















Nenhum comentário:

Postar um comentário