quinta-feira, 3 de maio de 2012

RECEITA: Feijão Refogado (Carioquinha)


FEIJÃO REFOGADO

INGREDIENTES

500g de feijão carioquinha
3 dentes grandes de alho amassados
5 colheres (de sopa) de óleo
Sal a gosto

MODO DE FAZER

Despeje os feijões em uma bancada e cate-os, retirando os grãos murchos, carunchados, as pedras e outras sujeiras. Coloque os feijões bons em uma  bacia ou escorredor e lave-os muito bem em água corrente. Jogue os feijões lavados em uma panela de pressão e adicione (para esta quantidade) 20 copos americanos de água em temperatura ambiente (retirada da torneira). Tampe a panela de pressão e leve-a ao fogo baixo, contando 1 hora a partir do momento em que a panela começar a "apitar" (e a válvula reguladora, que fica no centro da tampa, começar a soltar vapor). Após esse tempo, desligue o fogo e  deixe a panela esfriar sozinha. Para acelerar o processo de resfriamento, coloque a panela sob a torneira de água fria. Somente destampe a panela após ter a certeza de que todo o vapor foi liberado. 

Em outra panela, frite o alho amassado em óleo e, assim que começar a dourar, acrescente os feijões e o sal. Deixe ferver e engrossar o caldo. Caso o caldo esteja muito grosso, acrescente um pouco de água e deixe ferver mais um pouco. Se você preferir feijões amassados a inteiros, utilize um soquete para amassar os grãos.    

DICA 1: Cuidado: Jamais destampe a panela enquanto ela estiver com pressão!  

DICA 2: Antes de usar a panela, certifique-se de que a válvula não esteja entupida ou suja.

DICA 3: Não se esqueça que 1/3 da panela de pressão precisar ficar livre para o valor. Isto significa que você pode utilizar, NO MÁXIMO,  2/3 da penela com alimento e  água. Caso contrário, o alimento poderá escapar pela válvula. Então, se sua panela de pressão for pequena, cozinhe menos feijão.





Nenhum comentário:

Postar um comentário