sexta-feira, 4 de maio de 2012

RECEITA: Doce de Mamão Ralado

DOCE DE MAMÃO RALADO


INGREDIENTES

1 mamão verde
2 copos americanos (até a boca) de água
3 copos americanos (até a boca) de açúcar
2 canelas em pau (opcional)
3 cravos (opcional)

MODO DE FAZER

Lave e, com uma faca afiada, corte os mamões em quatro partes. Retire as sementes e a parte branca que fica no centro da fruta. Rale o mamão na parte mais grossa do ralador. Acrescente o mamão ralado em água fervente até que fiquem macios. Desligue o fogo, escorra o mamão e despreze a água. Nesse meio tempo, em outra panela,  ferva por dois minutos os demais ingredientes acima, adicionando, em seguida, o mamão escorrido. Deixe a calda reduzir  em fogo brando até o ponto que quiser. Desligue o fogo, espere esfriar e transfira para um pote de plástico ou de vidro esterilizado. Leve à geladeira.

DICA: Caso você goste de sobremesas mais doces, acrescente mais açúcar na calda.


Dica

Potes de vidro podem ser reutilizados para conservas, ou mesmo geléias, feitas em casa. Mas primeiro eles devem ser muito bem esterilizados. Para isso, leve bastante água para ferver numa panela grande; coloque o vidro e sua tampa na panela e deixe ferver por no mínimo 15 minutos. 

Para retirar o vidro e a tampa, utilize uma pinça de cozinha e deixe-os escorrer sobre um pano de prato limpo. Atenção: não coloque o vidro sobre nenhuma superfície muito gelada, como mármore, pois o vidro pode estourar. Só use os potes esterilizados depois que eles esfriarem totalmente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário