segunda-feira, 10 de novembro de 2014

RECEITA: Doce de Jabuticaba

Olá, minha gente! Sabia que 05 de novembro é o aniversário de Carmo do Rio Claro, data em que é também comemorado o "Dia Municipal do Doce"?  E você deve estar se perguntando o porquê de Carmo do Rio Claro ter um dia dedicado ao seu doce, não é mesmo? É porque a história do doce carmelitano se confunde com a própria história da cidade. É tão importante para a sua cultura, que o Município de Carmo do Rio Claro já iniciou um processo de tombamento de seu doce, para que ele se torne patrimônio cultural imaterial. 

Por isso, visando fortalecer e valorizar a cultura carmelitana, o 2º programa Bem Temperado esteve no CIAR - Centro de Integração e Aprendizagem Rural -, coordenado pela APAE Carmelitana para aprender a fazer uma dessas delícias da cidade: Doce de Jabuticaba! Dá um certo "trabalhinho", confesso, mas vale a pena, pois é delicioso! Vamos aos ingredientes?

DOCE DE JABUTICABA




INGREDIENTES

3,5 kg de jabuticaba

4 litros d'água (em cada uma das 3 etapas. Total: 12 litros d'água)

4 kg de açúcar (qualquer tipo)


MODO DE FAZER

Na véspera do preparo, fure as jabuticabas e retire os caroços, manualmente, de cada uma delas, preservando suas polpas.

Em uma panela grande, ferva as jabuticabas em 4 (quatro) litros d'água por 30 minutos. Após, escorra as jabuticabas e lave-as por 6 (seis) vezes. Retorne as jabuticabas para panela, a fim de fervê-las por mais 30 minutos em outros 4 litros d'água. 

Em seguida, escorra as jabuticabas e lave as mesmas por 3 (três) vezes. Esse processo de "lavagem" é importante para que as mesmas não fiquem com cica. Deixe as jabuticabas esfriarem.

Em uma panela grande, adicione 4 litros de água e 4 kg de açúcar. Assim que levantar fervura, jogue as jabuticabas e deixe ferver por 15 minutos. Desligue o fogo e deixe esfriar. Assim que esfriar, ferva novamente as jabuticabas para que o caldo engrosse e fique em ponto de fio leve* (este processo pode ser feito no dia seguinte). Deixe esfriar novamente e leve à geladeira.

Dicas de acompanhamento: sorvete de creme.

* Ponto de fio leve = "ponto da calda que se consegue quando a calda adere levemente à colher. Ao retirar um pouco de calda com uma colher ou garfo, forma-se um fio fino que acompanha os movimentos. Atinge-se este ponto quando a calda está em 101º"  (Fonte: http://sitedereceitas.com/2010/01/os-pontos-da-calda-de-acucar.html)






Clica no vídeo para ver os detalhes e aproveitar para conhecer outros doces carmelitanos:




Delícia! Thauzinho!


CIAR - Centro de Integração e Aprendizagem Rural 
Rua Aldo Aliberti, nº 288. Bairro Rosário. Carmo do Rio Claro/MG








Um comentário:

  1. Bom dia Renata!!!
    Preciso receita de geléia jaboticaba, como ñ ficar amarga ou amarrenta???💋💋💝💝💝

    ResponderExcluir