sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

RECEITA: Mousse de Atum (e de Sardinha)

Olá, minha gente! O Carnaval está chegando e eu lancei um desafio no meu IG (@renatajunqueiraoficial): para vocês fazerem um vídeo ensinando um petisco, um drinque, e mandarem para mim. Se a receita fosse fácil e prática, ela estaria no programa de culinária "Bem Temperado", que apresento todas às quintas, na TV Onda Sul/Rede Minas. E o primeiro vídeo foi o da Flávia, de São Paulo, que ensinou um petisco para fazer no Carnaval - uma mousse de atum super fácil e deliciosa (eu testei em duas versões e ambas ficaram ótimas). Vamos a receita da Flávia?


MOUSSE DE ATUM




















INGREDIENTES

1 lata de atum

1 caixa de creme de leite (200 g)

1 colher (de sopa) de catchup

1 colher (de sopa) de mostarda

1 colher (de sopa) de molho inglês

2 colheres (de sopa) de picles variados em conserva

2 colheres (de sopa) de maionese

5 folhas de gelatina incolor cortadas em pedações pequenos (ou 1 pacotinho de 12g de gelatina sem sabor incolor)

3/4 xícara de água


MODO DE FAZER

Coloque as folhas de gelatina picadas em uma vasilha própria para micro-ondas. Adicione água às folhas de gelatina e leve a vasilha ao micro-ondas por 15 segundos, tomando o cuidado de não ferver a água para evitar que a gelatina perca o seu poder de gelatinização. Após, retire e mexa um pouco (você vai perceber que a água estará levemente aquecida). Retorne a vasilha ao micro-ondas e deixe por mais 15 segundos, a fim de que a gelatina derreta totalmente. Retire e misture bem para terminar o processo. Transfira a mistura para o liquidificador, adicionando em seguida os demais ingredientes. Bata bem até que toda a mistura fique homogênea. Despeje em uma forma de silicone, plástico ou alumínio (eu usei forma de plástico e untei levemente com azeite com receio de agarrar). Leve à geladeira por, no mínimo, 2 (duas) horas. Desenforme se desejar e sirva com torradas, pães... #delícia!

DICA: Se você não tiver atum, pode substituí-lo por sardinha em lata. Eu fiz e também ficou muito bom. Segue abaixo a receita da minha Mousse de Sardinha:


MOUSSE DE SARDINHA




















INGREDIENTES

2 latas de sardinha

1 pacotinho (12 g) de gelatina sem sabor em pó incolor

3/4 copo americano de água

1 pitada de sal

1/2 cebola pequena


MODO DE FAZER

Com exceção da água e da gelatina, coloque todos os demais ingredientes no liquificador. Em seguida, despeje o pacotinho (12g) de gelatina no copo americano com 3/4 de água. Mexa bem para dissolver a gelatina e junte aos outros ingredientes no liquidificador. Bata bem até que a misture fique homogênea. Despeje em uma forma de silicone, plástico ou alumínio (eu usei forma de plástico e untei levemente com azeite com receio de agarrar). Leve à geladeira por, no mínimo, 2 (duas) horas. Desenforme se desejar e sirva com torradas, pães...


Gostaram? Depois, posto o vídeo do programa, tá? Besos!



Nenhum comentário:

Postar um comentário