sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

RECEITA: Arroz e Feijão de Universitário (na Panela de Pressão)

Olá, gente que ama comer! hehehe Atendendo ao pedido de duas telespectadoras, hoje vou ensinar a fazer arroz e feijão na panela de pressão. Arroz na panela de pressão? Isso mesmo! E fica uma delícia, sabia? Uns cinco minutinhos e já está pronto. Já o feijão, demora uma hora, mas a gente coloca tudo na panela e nem precisa sujar outra; super prático. Por isso, eu chamei as duas receitas de "universitário", já que são ideais para estudantes que moram fora e não têm tempo de ir para a cozinha, mas também não querem se empanturrar de sanduíche. Se você ainda não tem panela de pressão elétrica (ainda não testei, mas dizem que é ótima!), essa é sua chance.Vamos aprender?

ARROZ DE UNIVERSITÁRIO (NA PANELA DE PRESSÃO)




INGREDIENTES

3 copos americanos de arroz lavado e bem escorrido

3 dentes de alho amassados

3 rodelas finas de cebola pequena

3 colheres (de sopa) de óleo

3 colheres (de chá) rasas de sal

6 copos americanos de água em temperatura ambiente (o equivalente a 1 litro, aproximadamente)


MODO DE FAZER

Em uma panela de pressão grande, doure o alho no óleo. Em seguida, junte o arroz, a cebola e o sal. Frite muito bem o arroz para que ele fique soltinho no final. Após fritar muito bem o arroz, adicione a água e espere ferver. Assim que começar a ferver, tampe a panela, abaixe o fogo. Assim que começar a chiar, conte 5 minutos (fique de olho no relógio, pois deixar um tempo maior poderá queimar o seu arroz). Depois de 5 minutos, desligue o fogo e aguarde a pressão sair sozinha da panela para abri-la (jamais abra a panela antes de tirar todo o vapor interno dela!). Pronto! 

DICA 1: Se você preferir arroz menos molhado, deixe apenas 3 ou 4 minutos após a panela começar a chiar.

DICA 2: Após lavado (eu sempre lavo o arroz, independente de na sua embalagem vir escrito "não precisa lavar"), escorra-o muito bem, pois se o arroz não estiver seco, grudará no fundo da panela.

DICA 3: Você pode substituir o copo americano pela xícara de chá. 


Agora, vamos ao nosso querido feijão!


FEIJÃO DE UNIVERSITÁRIO 

INGREDIENTES

4 copos americanos de feijão muito bem lavado (aproximadamente 500 g)

1 colher (de sopa) de óleo

8 dentes de alho grandes fatiados ou picadinhos

4 colheres (de chá) rasas de sal

3 litros de água


MODO DE FAZER

Coloque todos os ingredientes em uma panela de pressão grande e deixe ferver em fogo alto. Assim que ferver, tampe a panela e diminua o fogo. Assim que começar a chiar, conte 1 hora. Após esse tempo, desligue o fogo e aguarde a pressão sair sozinha da panela para abri-la (jamais abra a panela antes de tirar todo o vapor interno dela!). Se achar que há necessidade de engrossar o caldo, deixe o feijão ferver em fogo brando sem tampá-lo por alguns minutos. Se você não gostar de feijão pagão (sem amassar), utilize um soquete para amassá-lo enquanto ferve. Quando o caldo, engrossar, desligue o fogo e sirva.  






Espero que tenham gostado do post. Besos!




Nenhum comentário:

Postar um comentário