sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

RECEITA: Salada Arco-Íris Simples

Oi, queridos! Hoje vou postar uma receita que ensinei no último "Especial de Natal" do programa Bem Temperado(Tv Onda Sul, Canal 9 - Rede Minas) - Salada Arco-Íris Simples! Esta receita foi uma adaptação da tradicional "Salada Arco-Íris" que minha vó Stela sempre fazia no Natal. É uma delícia e tem um grande valor sentimental pra mim. Vamos lá?

SALADA ARCO-ÍRIS SIMPLES



INGREDIENTES

1 pacote (500 g) de macarrão Gravata

200 g de bacon picadinho

2 colheres (de sopa) de mostarda

1 pote (500 g) de maionese

1 cebola pequena ralada no ralo grosso

2 colheres (de sopa) cheias de azeite

4 colheres (de sopa) de cebolinha picadinha

1 copo americano de azeitonas verdes picadinhas

4 beterrabas médias cozidas e picadinhas

1 cabeça pequena de alface lavada e cortada em tiras médias

Suco de 2 limões pequenos

Sal a gosto


MODO DE FAZER

O Macarrão:

Um uma panela grande, despeje o macarrão em água FERVENTE com sal (a água precisa estar bem salgadinha). Cozinhe o macarrão até que fique al dente (é quando a massa está cozida, mas no ponto de você sentir na mordida a sua consistência. Em outras palavras: nem muito mole nem muito dura). Transfira o macarrão cozido para um escorredor, lave-o em água corrente para paralisar o processo de cozimento da massa, já que não vai consumi-la imediatamente. Deixe escorrer bem.

O Bacon:

Em uma panela pequena, frite o bacon no azeite até o mesmo dourar (não deixe o bacon fritar demais para que não fique tostado e amargo). Reserve.

Em uma bacia grande, despeje o macarrão cozido e escorrido, juntamente com o bacon e toda a gordura que se formou na panela. Acrescente a mostarda, a cebola, a azeitona, a cebolinha e a maionese. Misture bem. Transfira a salada de macarrão para o centro de uma bandeja ou travessa grande. Ao redor da salada, intercale porções de beterraba picadinha e tiras de alface. Leve à geladeira e, na hora se servir, tempere a beterraba e a alface com suco de limão e sal a gosto.



Bom apetite!






Nenhum comentário:

Postar um comentário