quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Você sabe fazer SABÃO CASEIRO???

Olá, Dona Maria! Dia 19 de setembro é o Dia Mundial da Limpeza da Água, sabia? Mas, você está realmente preocupada com a preservação da qualidade e da limpeza da água? Por exemplo, o que você faz com aquele óleo de cozinha velho que você fritou aquelas deliciosas batatas? Joga na pia???? Joga no ralo???? Não faça isso, porque essa atitude é altamente prejudicial ao meio ambiente e à rede de esgoto, podendo entupir a tubulação, inclusive.

Então, vai aí a pergunta: o que eu faço? A resposta é simples e sustentável: SABÃO CASEIRO! Além de ser excelente para clarear as roupas mais sujas e ordinárias, você ajuda a preservar Meio Ambiente com a reutilização de materiais. Isso sem falar na geração de renda, pois você pode vendê-lo e ganhar um dinheirinho. Legal, né? Anota aí!

SABÃO CASEIRO  





















INGREDIENTES

2 litros de água fervente

5 litros de óleo de cozinha filtrado

1 kg de soda cáustica

1 copo de requeijão de sabão em pó (250 g)


MODO DE FAZER

Em primeiro lugar, coe o óleo de cozinha em uma peneira forrada com esponja de aço. Reserve. 

Em uma lixeira grande e funda, coloque o óleo, a soda cáustica e o sabão em pó. Despeje água FERVENTE e SE AFASTE para não inalar o vapor.

Com um pedaço de pau comprido (pode ser cabo de vassoura), mexa sempre e em um sentido somente (sentido horário, por exemplo) até engrossar a mistura, dando-lhe uma consistência de brigadeiro.

Despeje em uma assadeira coberta com saco plástico.

Deixe o sabão descoberto e descansando ao ar livre por 4 dias.

Após, corte-o em pedaços.

DICA 1: Você pode substituir o óleo de cozinha por gordura de porco. Pode também substituir o sabão em pó pelo líquido.

DICA 2: A água deve ser SEMPRE FERVENTE. Caso contrário, a mistura não atingirá a consistência adequada para a fabricação de sabão.


Ué, não tem vídeo-aula, professora? Tá aqui! rsrsr Perde não!


Gostaram? Eu também! 



Nenhum comentário:

Postar um comentário