Olá, minha gente! Agosto chegou e, com ele, as festas agropecuárias, muito frequente em nossa região. Aí você pensa: "que delícia se eu chegasse em casa e tomasse um caldo bem quentinho", né? rsrsrs. Pensando nisso, resolvi fazer no programa Uma Carioca na Roça um caldo típico mineiro: Bambá de Couve! É uma delícia e acho que você vai amar!
BAMBÁ DE COUVE
INGREDIENTES
1,5 kg de costelinha de porco picada
2 linguiças calabresas cortadas em meia lua
6 dentes de alho levemente amassados e, depois, picados
1 cebola pequena cortada em cubinhos
50 ml de óleo
1 litro de água (ou 2 litros, se preferir um caldo mais ralo)
6 colheres (de sopa) cheias de fubá
1 copo americano de água
8 colheres (de sopa) de salsinha picadinha (com o talo)
8 folhas médias de couve (ou folhas de brócolis) rasgadas
Sal a gosto
MODO DE FAZER
Em uma panela, coloque o litro de água para ferver. Numa panela grande, frite no óleo a cebola e o alho. Assim que estiverem dourados, acrescente a costelinha e o sal (lembrando que a linguiça calabresa já é salgada e, por isso, deve ser usado com moderação), mexendo de vez em quando. Assim que a costelinha estiver bem moreninha, despeje o litro d'água fervente e junte as calabresas. Tampe a panela e deixe ferver até que a costelinha esteja cozida, mas um pouco firme. Quando isso acontecer, você vai perceber que o caldo terá reduzido, oportunidade em que você colocará mais 1 litro de água fervente e ajustará o sal.
Em uma panela menor ou frigideira, torre por alguns minutinhos o fubá em fogo brando, mexendo sempre para não queimar. Desligue o fogo e acrescente o copo americano de água. Mexa bem para desempelotar o fubá e junte ao caldo, mexendo sempre.
Desligue o fogo e acrescente ao caldo a salsinha picada e as folhas de couve ou brócolis rasgadas. Tampe a panela e deixe as folhas murcharem por 5 minutos, aproximadamente. Sirva quente.
DICA: Caso você não queira caldo, mas apenas um acompanhamento, utilize somente 1 litro de água.
MOMENTO SAÚDE: Assim como todas as folhas verde-escuras, as folhas de brócolis e o talo da salsinha oferecem muito cálcio. As folhas de brócolis, normalmente jogadas no lixo, ainda são riquíssimas em fibras, ferro e proteínas, entre outros nutrientes. Por isso, foram usadas neste programa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário