sexta-feira, 25 de julho de 2014

RECEITA: Macarrão ao Pesto

Oi, gente amada! No 39º programa Uma Carioca na Roça (exibido hoje pela Tv Onda Sul-Canal 9/Rede Minas) recebi duas pessoas muito especiais para mim: minha tia Claire e minha prima Marília. Minha tia, uma cozinheira de mão cheia; minha prima, uma artista maravilhosa que, além de pintar telas lindas, desenvolve um trabalho maravilhoso em cerâmica. O resultado não poderia ser outro: um programa gostoso de ver, até porque estávamos "em casa", né? rsrsr Quer aprender a receita da tia?


MACARRÃO AO PESTO DA TIA CLAIRE






















INGREDIENTES

1/2 xícara (de chá) de nozes sem casca

1/2 xícara (de chá) de queijo parmesão ralado na hora (ralado no ralo grosso)

1 xícara (de chá) de azeite de oliva

2 xícaras (de chá) de folhas de manjericão fresco

1 dente de alho grande amassado

Sal a gosto

250 g de macarrão Tagliarinni (ou outro de sua preferência)

Queijo parmesão ralado no ralo grosso (a gosto) para servir em cima do macarrão


MODO DE FAZER

Bata bem no liquidificador o azeite, as nozes, o queijo, as folhas de manjericão, o alho amassado e o sal a gosto. Reserve.

Em uma panela alta, ferva água, pouco sal e um fio de azeite. Acrescente o macarrão e, com a ajuda de um garfo, desfaça os "novelos" de macarrão para não grudarem um no outro. Assim que o mesmo estiver al dente, desligue o fogo e transfira o macarrão para um escorredor. Reserve 1 xícara da água do macarrão. Em seguida, lave o macarrão em água fria corrente, escorra-o bem e reserve.

Em uma travessa grande, acrescente o macarrão e, por cima, despeje o molho pesto. Misture bem. Para decorar, salpique queijo ralado no ralo grosso. 

DICA 1: A água do macarrão que fora reservada serve para amolecer o molho sem deixá-lo ralo. Costuma-se usá-la na hipótese de utilizar uma quantidade maior de macarrão ou se preferir um molho menos consistente.

DICA 2: Este molho é excelente para acompanhar peixes, carne assada, saladas e até torrada.

DICA 3: Você pode substituir o macarrão Tagliarinni por outro de sua preferência ou até por Ravioli.

DICA 4: Não utilize as folhas dos galhos floridos do manjericão, pois são mais amargas.

DICA 5: Este molho pode ser guardado na geladeira por até 30 dias.



Eu com minhas amadas, Marília e tia Claire.


O vídeo já está aqui! Obaaa!!!


Gostaram? Eu amei! Besos!










Nenhum comentário:

Postar um comentário