quinta-feira, 17 de abril de 2014

RECEITA: Arroz com Bacalhau de Forno

Olá, Dona Maria! Tá cansada de comer bacalhau com batata toda Sexta-Feira da Paixão? Então, vou te ensinar uma receita que dispensa qualquer tipo de acompanhamento e comentários, porque, além de nutritiva, é uma delícia! Não vou falar mais nada! Bora anotar?!

BACALHAU COM BACALHAU DE FORNO

INGREDIENTES

500 g de bacalhau desfiado

2 copos americanos de arroz cru e escorrido

1 batata grande cortada em cubinhos

1 cenoura grande cortada em cubinhos

1 mandioquinha-salsa (ou batata-baroa) grande cortada em cubinhos

1 chuchu pequeno cortado em cubinhos

1 lata de milho verde em conserva (escorrido)

1 lata de ervilha em conserva (escorrida)

50 g de azeitona picada

1/4 de pimentão amarelo cortado em cubinhos

1/4 de pimentão vermelho cortado em cubinhos

1 vidro pequeno de palmito em conserva cortado em rodelas médias

2 folhas grandes de repolho cortadas em tiras finas

1 cebola grande cortada em cubinhos

2 dentes de alho amassados

3 tomates sem pele e sem sementes cortados em cubinhos

1/2 copo americano de azeite extravirgem

4 (ou 5) copos americanos cheios da água do bacalhau

Sal a gosto, se necessário

MODO DE FAZER

1º Passo - Colocar o bacalhau de molho em água gelada, tomando o cuidado de trocar a sua água por 4 a 5 vezes, de 3 em 3 horas. OBSERVAÇÃO: Se for fazer esta receita para o almoço, colocar o bacalhau de molho na véspera do preparo. Se for para o jantar, coloque-o de molho no mesmo dia do preparo.

2º Passo - Reserve a 2ª e a 3ª água do bacalhau (conservar na geladeira). OBSERVAÇÃO:  O fato de reservar a 2ª e a 3ª água reside no fato de você poder escolher qual a água é a mais adequada para ser usada no preparo. Se a 3ª água estiver muito menos salgada que a 2ª, você pode fazer a opção de misturá-las, a fim de intensificar o sabor do arroz e legumes, sem prejudicá-los com o uso excessivo do sal.

3º Passo - Pique todos os ingredientes (com exceção do tomate) conforme descrito acima. OBSERVAÇÃO: coloque a batata picada em um recipiente com água para que a mesma não escureça.

4º Passo - Lave o arroz e escorra bem.

5º Passo - Preaqueça o forno em temperatura alta.

6º Passo - Escorra o bacalhau e, em seguida, desfie-o.

7º Passo - Em uma bacia grande (ou no próprio refratário que será levado ao forno) misture muito bem os ingredientes, com exceção do tomate, do alho, da cebola, do azeite e da água do bacalhau. Transfira essa mistura para um refratário grande de vidro.

8º Passo - Acrescente os 4 copos de água do bacalhau. DICA: se você perceber que existem ingredientes muito acima do nível da água, acrescente mais um copo da água do bacalhau.

9º Passo - Espete um garfo no tomate e leve-o para esquentar em uma chama de fogão. Esse processo facilitará a retirada da pele do tomate sem desperdiçá-lo. Em seguida, com a ajuda de uma faca, retire a pele e as sementes do tomate. Corte-o em cubinhos e reserve.

10º Passo - Em uma panela pequena, frite o alho e a cebola no azeite até começarem a dourar. Acrescente os tomates picados e deixe-os fritar até começarem a murchar. Desligue o fogo.

OBSERVAÇÃO: se o seu bacalhau já veio dessalgado, ou se você esqueceu de reservar as águas mencionadas acima, adicione um pouco de sal ao refogado e/ou na água.

11º Passo - Despeje o refogado por cima da mistura (arroz, bacalhau e demais ingredientes) contida no refratário e, com a ajuda de um garfo, misture delicadamente para que o azeite penetre nessa mistura.

12º Passo - Cubra o refratário com papel alumínio, tomando o cuidado de deixar o lado brilhoso voltado para o alimento e o lado fosco virado para fora.

13º Passo - Leve ao forno preaquecido em temperatura alta por 1 hora (ou até que você perceba pelo vidro do refratário que não há mais água fervendo).

Sirva quente; se bem que frio também é ótimo!


E tem o vídeo! Vem ver!



Besos! T+!





Nenhum comentário:

Postar um comentário