domingo, 12 de fevereiro de 2012

Coisas da Roça: MONJOLO

Domingo é dia de descanso e, pensando nisso, decidi postar um mimo típico da roça, cujo som traz paz, calma e uma vontade louca de espichar as canelas numa rede e tirar aquela soneca abençoada: MONJOLO! Sabe o que é, Dona Maria? Dá uma lidinha na definição que achei no Portal de Ensino de Ciências (http://www.cienciamao.usp.br/tudo/exibir.php?midia=pmd&cod=_pmd2005_0807):  

"Monjolo é uma máquina rudimentar, movida a água, onde há duas peças distintas e principais: o pilão – que soca os grãos - e a haste.
A água movimenta o pilão. Esta chega através de uma calha, cai no cocho e quando ele fica cheio abaixa com o peso da água elevando a haste. Assim que a água escorre a haste desce pesadamente, socando o que esteja no pilão".


Quer ver um monjolo de verdade? Esse aí, abaixo, é lá do Itapiché:

  


Se você gostou e quer aprender a fazer um (de brinquedo) para seus filhos, netos, sobrinhos...o site acima (http://www.cienciamao.usp.br/tudo/exibir.php?midia=pmd&cod=_pmd2005_0807) explica passo a passo a confecção de um monjolo,"atividade elaborada por alunos de Licencatura em Física, do IFUSP, no ano de 2006, como atividade da disciplina optativa Produção de Material Didático". Vale a pena dar uma espiadinha.

Beijos e até amanhã, se Deus quiser!




Nenhum comentário:

Postar um comentário