sexta-feira, 28 de novembro de 2014

RECEITA: Pizza de Rolo

Oi, gente! Hoje, recebi uma convidada muito especial, Luana Terra Santos, que nos presenteou com uma super receita prática e deliciosa: Pizza de Rolo! Querem aprender? Claro que querem!

PIZZA DE ROLO

Rende: 3 pizzas de rolo




















INGREDIENTES DA MASSA

2 ovos

2 colheres (de sopa) de açúcar

1 colher (de sopa) de sal

1 pacotinho de fermento biológico (10 g) - "Fermix" (ou 50 g de fermento biológico comprado na padaria)

2 xícaras rasas (de chá) de óleo (DICA: se colocar 1 xícara de chá cheia também fica bom e mais saudável)

2 xícaras (de chá) de água morna

1 kg de farinha de trigo


INGREDIENTES DO RECHEIO

1 pacote de molho de tomate pronto

300 g de muçarela fatiada

300 g de peito de peru fatiado

Orégano a gosto

2 tomates cortados em rodelas finas


MODO DE FAZER

Preaqueça o forno em temperatura média. 

Em uma bacia, coloque os ovos, o açúcar, o sal, o fermento e o óleo. Misture bem. Em seguida, coloque a água morna e misture mais um pouquinho. Junte a farinha de trigo aos poucos, pois às vezes não é necessário colocar todo o conteúdo (1 kg). Misture bem e, quando a massa atingir o ponto certo (quando você enfiar o dedo na massa e ele sair limpo), divida-a em três partes.

 Polvilhe um pouco de farinha de trigo na mesa e abra uma parte da massa (1/3) com o auxílio de um rolo. 

Recheie com molho de tomate, fatias de muçarela e peito de peru, rodelas de tomate e salpique orégano por cima. Enrole a massa com cuidado (não tem problema se o formato da massa não ficar perfeito), transfira para uma assadeira média/grande e leve ao forno médio para assar até que a superfície da pizza fique bronzeada (caso queira, pincele gema por cima da massa).

Sirva quente.

DICA: Você pode usar a criatividade e variar o recheio - 4 queijos, frango com milho etc. Vale até improvisar e colocar sobras de carne moída! #ficaadica




Vai um pedacinho aí? Hummmm



Obrigada, Luana, pela presença e pela receita 10!

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

RECEITA: OMELETE DE JILÓ COM QUEIJO


Olá, gente linda, tudo bem? Hoje estou muito feliz, pois vou poder atender ao pedido da telespectadora do programa "Bem Temperado", Marcela T. B. Oliveira, que me escreveu pedindo para ensiná-la a fazer um petisco que ela ama: omelete de jiló! Como pedido feito é pedido realizado, preparei no Bem Temperado de hoje a omelete-desejo da Marcela e, ainda por cima (ou melhor: ainda no meio rsrsr), acrescentei muçarela ralada. Resultado: um petisco leve, fofinho e delicioso! Vamos fazer?


OMELETE DE JILÓ COM QUEIJO


INGREDIENTES

3 ovos

3 colheres (de sopa) de água (ou leite)

½ jiló cortado em rodelas finas

1 colher (de sopa) de cebola picadinha

1 colher (de sopa) bem cheia de muçarela ralada no ralo grosso

1 colher (de sopa) de salsinha e/ou cebolinha picadinhas

1 colher (de sopa) rasa de manteiga

1 colher (de sopa) rasa de azeite

Sal a gosto

Orégano a gosto para decorar


BLOCO 3 - MODO DE FAZER


Em uma bacia pequena, bata vigorosamente os ovos com um garfo ou batedor (fouet) (fuê). Acrescente a água (ou leite), o sal e bata mais um pouco para que a omelete fique aerada, ou seja, com bolhas de ar em seu interior e, portanto, mais leve, mais fofinha. Misture a cebola, as rodelas de jiló e a salsinha picadinha Reserve.

Em uma frigideira grossa, derreta em fogo brando a manteiga com o azeite (o azeite não deixa a manteiga queimar). Despeje a mistura de ovos reservada. Deixe fritar (sem mexer) até suas bordas ficarem mais consistentes e bronzeadas. Quando isso acontecer, pegue uma colher e, delicadamente, passe pelas suas bordas, levantando-as e deixando a mistura de ovos, que está acumulada na parte de cima, escorrer pelos lados até que toda a omelete esteja consistente e uniforme.
  
Coloque o queijo ralado e, com a ajuda de uma colher grande ou espátula, dobre a omelete ao meio. Deixe fritar mais um pouco – cerca de 30 segundos, aproximadamente. Se a omelete não estiver dourada o suficiente, vire-a do outro lado (eu faço isso com o auxílio de um prato) e frite por igual tempo. Desligue o fogo, transfira a omelete para uma travessa ou prato bem bonito. Por fim, salpique orégano por cima e sirva em seguida.

Melhor do que ensinar é mostrar o resultado:





Fofinho...ai,ai. Gostaram? Espero que a Marcela também. 

Ah! Quer participar do programa dando sugestões ou pedindo a receita dos sonhos? Escreva pra gente:

e-mail: bemtemperadotv@gmail.com
Facebook: renatajunqueiraofficial
Insta: @renatajunqueiraoficial


Besos!



sexta-feira, 14 de novembro de 2014

RECEITA: Rolê de Frango na Pressão

Oi! Sabe aqueles dias em que você está morrendo de vontade de sair da rotina e saborear uma comidinha de restaurante, mas não pode por qualquer motivo? Então, você vai amar o post de hoje, pois, além de fácil, essa receita é deliciosa! Quer ver?


ROLÊ DE FRANGO NA PRESSÃO




INGREDIENTES

4 filés de peito de frango abertos

4 fatias de muçarela

4 fatias de peito de peru defumado

2 colheres (sopa) de manteiga

1 cebola cortada em cubos

1 xícara (127 ml) de água quente

1 tablete de caldo de galinha

1 colher (chá) de mostarda amarela

1 caixa de creme de leite (200 g)

Sal a gosto 

Orégano a gosto 


MODO DE FAZER

Tempere os filés com (pouco) sal. Junte 1 fatia de muçarela e 1 fatia de peito de peru defumado e dobre ao meio.  Coloque na metade do filé de frango e enrole como rocambole. Espete cada rolinho de frango com um palito de madeira ("palito de dente").

Em uma panela de pressão, aqueça a manteiga em fogo alto e, assim que derreter, disponha os rolinhos de frango. Deixe-os dourar um pouco, virando-os de vez em quando com cuidado. Com a ajuda de uma colher grande ou pegador, retire os rolinhos e reserve.

Na mesma panela de pressão, refogue a cebola picada por, aproximadamente, 2 minutos. Em seguida, junte os rolinhos de frango, esmigalhando por cima deles o tablete de caldo de galinha. Acrescente a água quente, tampe a panela e, assim que começar a chiar,cozinhe por 5 minutos.

Após esse tempo, retire todo o vapor interno da panela de pressão, abra e retire os rolês de frango. Reserve-os em uma travessa. Na mesma panela, junte ao caldo a mostarda e o creme de leite. Deixe ferver, mexendo sempre até ficar homogêneo (bem misturado). 

Por fim, espalhe a mistura sobre os rolês de frango na travessa e salpique orégano. Sirva em seguida.

Dicas de acompanhamento: arroz branco e salada verde.


segunda-feira, 10 de novembro de 2014

RECEITA: Doce de Jabuticaba

Olá, minha gente! Sabia que 05 de novembro é o aniversário de Carmo do Rio Claro, data em que é também comemorado o "Dia Municipal do Doce"?  E você deve estar se perguntando o porquê de Carmo do Rio Claro ter um dia dedicado ao seu doce, não é mesmo? É porque a história do doce carmelitano se confunde com a própria história da cidade. É tão importante para a sua cultura, que o Município de Carmo do Rio Claro já iniciou um processo de tombamento de seu doce, para que ele se torne patrimônio cultural imaterial. 

Por isso, visando fortalecer e valorizar a cultura carmelitana, o 2º programa Bem Temperado esteve no CIAR - Centro de Integração e Aprendizagem Rural -, coordenado pela APAE Carmelitana para aprender a fazer uma dessas delícias da cidade: Doce de Jabuticaba! Dá um certo "trabalhinho", confesso, mas vale a pena, pois é delicioso! Vamos aos ingredientes?

DOCE DE JABUTICABA




INGREDIENTES

3,5 kg de jabuticaba

4 litros d'água (em cada uma das 3 etapas. Total: 12 litros d'água)

4 kg de açúcar (qualquer tipo)


MODO DE FAZER

Na véspera do preparo, fure as jabuticabas e retire os caroços, manualmente, de cada uma delas, preservando suas polpas.

Em uma panela grande, ferva as jabuticabas em 4 (quatro) litros d'água por 30 minutos. Após, escorra as jabuticabas e lave-as por 6 (seis) vezes. Retorne as jabuticabas para panela, a fim de fervê-las por mais 30 minutos em outros 4 litros d'água. 

Em seguida, escorra as jabuticabas e lave as mesmas por 3 (três) vezes. Esse processo de "lavagem" é importante para que as mesmas não fiquem com cica. Deixe as jabuticabas esfriarem.

Em uma panela grande, adicione 4 litros de água e 4 kg de açúcar. Assim que levantar fervura, jogue as jabuticabas e deixe ferver por 15 minutos. Desligue o fogo e deixe esfriar. Assim que esfriar, ferva novamente as jabuticabas para que o caldo engrosse e fique em ponto de fio leve* (este processo pode ser feito no dia seguinte). Deixe esfriar novamente e leve à geladeira.

Dicas de acompanhamento: sorvete de creme.

* Ponto de fio leve = "ponto da calda que se consegue quando a calda adere levemente à colher. Ao retirar um pouco de calda com uma colher ou garfo, forma-se um fio fino que acompanha os movimentos. Atinge-se este ponto quando a calda está em 101º"  (Fonte: http://sitedereceitas.com/2010/01/os-pontos-da-calda-de-acucar.html)






Clica no vídeo para ver os detalhes e aproveitar para conhecer outros doces carmelitanos:




Delícia! Thauzinho!


CIAR - Centro de Integração e Aprendizagem Rural 
Rua Aldo Aliberti, nº 288. Bairro Rosário. Carmo do Rio Claro/MG