terça-feira, 20 de dezembro de 2011

RECEITA: Farofa com Ovos

Bom dia, amore! Tudo bem? Espero que esteja tudo em paz com você, Dona Maria, e que sua terça-feira seja tão deliciosa como essa receitinha que potarei hoje: Farofa com Ovos. Tá rindo, né? Tá se perguntando: "O que é que tem de especial nisso?". O especial desse prato é que os ovos não são mexidos, de modo que ficam quase inteiros na tavessa. Quem me passou essa receita foi meu querido tio Breno, que a descobriu num restaurante em Belo Horizonte/MG. Quer aprender pra fazer no almoço de amanhã? Facinho, facinho!

FAROFA COM OVOS

INGREDIENTES

3 colheres de sopa cheias de manteiga
Sal a gosto
8 ovos
Farinha de mandioca torrada a gosto

MODO DE FAZER

Em uma vasilha, quebre os ovos sem furar as gemas. Reserve (figura1).

Em uma panela, coloque a manteiga e o sal (figura 2). Derreta a manteiga e coloque os ovos com cuidado, pois a farofa não é de ovos mexidos. Espere um pouco e passe a colher, lentamente, entre o ovos, bem como nas suas extremidades (figura 3). Deixe fritar os ovos, mas sem tostá-los. Passe novamente a colher entre o ovos, sendo que dessa vez você pode furar as gemas (figuras 4 a 6). Deixe fritar mais um pouco e coloque farinha de mandioca a gosto, mexendo sempre, mas com cuidado (DICA: o importante é não deixar a faroca seca, mas molhadinha para aparecer o gosto da manteiga) - figuras 7 a 9. Desligue e sirva numa travessa (figura 10).



Figura 1



Figura 2



Figura 3



Figura 4



Figura 5



Figura 6



Figura 7



Figura 8



Figura 9



Figura 10

Olha, a verdade seja dita: o tio Breno descobriu a receita, mas quem colocou a mão na massa e fez essa delícia foi a sua esposa, minha também querida tia Beth. É ela, de fato, quem merece todas as glórias. rsrs. Beijos em todos e bom apetite!

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

RECEITA: Abacaxi no churrasco

Boa segundona pra você, Dona Maria! Que cara é essa, mulher? Já sei: encheu a cara no domingo e agora tá com uma ressaca daquelas? Suspeitei desde o início! Olha, vou te passar uma receitinha fácil, fácil (não é Engov, não!) pra você se deliciar no final de semana e que acompanha muito bem aquele churrasquinho abençoado de domingo: abacaxi com limão e sal.

É leve, ajuda na digestão e é ótimo pra curar ressaca (além de conter vitamina C, que melhora o sistema imunológico). Bora aprender!

ABACAXI COM LIMÃO E SAL

INGREDIENTES

1 abacaxi
1 limão
Sal a gosto (sal demais faz mal, viu?!)

MODO DE FAZER

Retire a coroa do abacaxi (é por isso que ele é chamado "Rei dos Frutos", sabia?). Corte-o em quato partes no sentido do comprimento (figuras 2 e 3). Em seguida, passe a faca entre a polpa e a casca (figura 4). Em seguida, corte a polpa no meio e, depois, em fatias não muito finas (figura 5).

Salpique sal a gosto. Por cima, acrescente raspas de limão (figura 6). Esprema 1/4 do limão (1/4 limão para cada 1/4 abacaxi. Mas, se preferir, pode colocar mais limão -figura 7). Tá pronto!




Figura 2


Figura 3


Figura 4


Figura 5


Figura 6


Figura 7


Figura 8


Quer saber mais sobre o abacaxi? Então, dá uma passdinha nesse site http://www.brasilescola.com/frutas/abacaxi.htm e descubra os benfícios dessa fruta deliciosa. Beijos, Dona Maria! Ah, não se esqueça: beba com moderação da próxima vez, né? rs. Tchau!!!! 

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

RECEITA: Bolachinha com goiabada

Olá, queridos e queridas! Que segunda-feira quente, né? Já reparou que todas as estações do ano resolveram se reunir num dia só? Uma hora faz calor, outra chove, outra venta; de manhã o sol está de rachar e à noite o edredom entra em ação! Haja anticorpos!

Bom, mudando de assunto, neste final de semana meu menino decidiu escrever a cartinha do Papai Noel e tive uma surpresa quando abri o envelope e li a carta: um dos três presentes pedidos ao bom velinho (ele tá pensando que o Papai Noel é rico! rs) foi um tal de "Recheadinho Bauducco"!!! Que dó!!! O menino estava com vontade de comer uma bolacha sabe lá Deus desde quando e nem me falou! Como eu estava na roça e não tinha condições de sair por aí procurando a bendita, entrei no "Santo" Google e achei uma receitinha pra lá de fácil, cujo gosto muito se aproxima (imaginei) ao do Rechadinho da Bauducco. Pelo menos foi  a forma que encontrei de evitar que as Ascaris lumbricoides do moleque não se reproduzissem em grande escala até eu encontrar a bolacha tão sonhada (brincadeirinha!) rsrsrsrs.

Enfim, quer aprender? Anota aí, porque ela é bem gostosinha e simples de fazer.

BOLACHINHA DE GOIABADA

INGREDIENTES

3 copos de 200ml cada (copo de requeijão) de farinha de trigo (Figura 1)
1 copo de 200ml (copo de requeijão) de açúcar (Figura 2)
3 gemas (Figura 3)
6 colheres de sopa cheias de margarina ou manteiga - Figura 4
Pedacinhos de goiabada.

MODO DE FAZER

Numa bacia, misture todos os ingredientes (menos a goiabada) até formar uma massa homogênea (Figura 5). Faça bolinhas pequenas e coloque-as em uma assadeira (Figura 6). Depois, aperte as bolinhas com o cabo de uma colher de pau, fazendo um buraquinho no meio (Figura 7), onde você vai colocar os pedacinhos de goiabada (Figura 8 e 9). Leve ao forno médio e pré-aquecido até que as bordas da bolacha comecem a dourar (Figura 10). Desligue o forno e retire a assadeira. Deixe esfriar e guarde as bolachinhas em pote bem fechado para continuarem crocantes. É uma delícia, Dona Maria!


Figura 1


Figura 2


Figura 3 


Figura 4


Figura 5 


Figura 6


Figura 7


Figura 8


Figura 9


Figura 10


Se preferir, você pode substituir a goiabada por pedacinhos de chocolate. Fica muito bom também!


Beijos e T+!


quarta-feira, 23 de novembro de 2011

RECEITA: Gelado de abacaxi diet com creme de leite

Eita, quarta-feira boa! Chuvinha à noite e solzinho pela manhã...uhmmm...quer mais o quê, Dona Maria? Já sei! Quer doce, né? hehehe Nada disso! Hoje tenho uma proposta pra você:  pensar magro. É isso mesmo: pensar magro na quarta pra poder encher a cara de doce no final de semana. O que acha? Ótima ideia, né mesmo? Não gostou????? Deixa de pensar gordo, mulher, e anota a receita!

GELADO DE ABACAXI COM CREME DE LEITE

INGREDIENTES

1/2 abacaxi picado em cubinhos - Figura 1
1 caixa de gelatina em pó diet sabor abacaxi
450 ml de água
2 colheres de adoçante líquido
1 caixa (200 ml) de creme de leite (ou 1 lata de creme de leite sem soro)

MODO DE FAZER

Em uma panela, coloque 1/2 abacaxi cortado em cubinhos e 300 ml de água (Figura 2). Deixe ferver por cinco minutos. Desligue o fogo e acrescente a gelatina em pó diet sabor abacaxi. Mexa bem. Misture duas colheres de adoçante líquido. Junte 150 ml de água gelada e, em seguida, 1 caixa de creme de leite (não precisa tirar o soro) - Figura 3. Misture bem e despeje em um recipiente (Figura 4 e 5). Leve à geladeira e sirva quando endurecer a gelatina (figura 6)

DICA 1: Este doce fica mais gostoso no dia seguinte (fica mais geladinho);
DICA 2:  Se preferir, deixe o adoçante líquido de lado e coloque 2 colheres de açúcar pra ferver com os 300 ml de água. Substitua também a gelatina diet pela "normal". Pronto: você não vai mais caber naquele shortinho nº 38 que você comprou pra este verão! Bem feito! hehehe Beijooossssss!!!!


Figura 1


Figura 2


Figura 3 


Figura 4


Figura 5


Figura 6



segunda-feira, 21 de novembro de 2011

RECEITA: Banana com presunto e queijo ao molho branco

¡Buenos Días, Dona Maria! Saudades de você, sabia? Eu sei que tô merecendo um puxão de orelha, mas nem sempre é fácil postas todos os dias, confesso. Advogada, mãe, professora, decoradora, blogueira...aff! Quando vejo, já acabou o dia. Mas, prometo que vou me esforçar pra não te deixar sem umas receitinhas e umas dicas na semana.

Hoje, escolhi postar um prato muito gostoso que vai bem sozinho ou até como acompanhamento de carnes: banana enrolada no presunto e queijo ao molho branco. Prático e delicioso - não dá pra resistir!

BANANA COM PRESUNTO E QUEIJO AO MOLHO BRANCO

INGREDIENTES

6 bananas nanicas (ou 3 cortadas no meio, se preferir)
6 fatias de presunto
12 fatias de mussarela
500 ml de leite
2 colheres de sopa de farinha de trigo
2 colheres de sopa de manteiga
1/4 de cebola picadinha
sal e noz moscada a gosto
1 caixa de creme de leite (desta forma não precisa tirar o soro) ou 1 lata de creme de leite sem soro
queijo parmesão ralado para polvilhar (opcional)

MODO DE FAZER

Molho Branco

Dissolva a farinha de trigo no leite e reserve.
Em uma panela, frite a cebola (picadinha) na manteiga. Quando a cebola começar a dourar, jogue o leite e misture. Acrescente sal e noz moscada a gosto. Mexa e deixe engrossar, fomando um creme não muito grosso. Desligue o fogo e acrescente o creme de leite. Misture.

Em uma travessa, coloque um pouco do molho branco e disponha as bananas enroladas no queijo e no presunto (nessa ordem, Dona Maria: queijo - presunto - queijo) lado a lado. Despeje o restante do molho branco e salpique (opcional) queijo parmesão ralado (olha, eu prefiro comprar o queijo e ralar na hora, pois acho muito forte o gosto daqueles queijos que a gente compra já ralado e ensacado no supermercado, sabe? Mas, "gosto não se discute", né mesmo?).

Leve ao forno pré-aquecido até o queijo derreter. Sirva com arroz branco, salada, carne ou, se preferir, sozinho mesmo, porque, de qualquer forma, você vai adorar esta receita! Ah! Serve também como excelente acompanhamento daquele churrasquinho de final de semana. Beijos e bom apetite!

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

RECEITA: Salada de Macarrão com Atum (ou com sardinha em lata)

Quem vai entender esse tempo, Dona Maria? Um dia tá quente e outro tá frio. Tá parecendo a "Dança da Manivela"! Pensando nisso, me bateu uma vontade de postar uma receita ótima para os dias quentes: Salada de macarrão com atum (ou com sardinha em lata, se preferir). É muito gostosa e vai bem até sozinha.

SALADA DE MACARRÃO COM ATUM (OU COM SARDINHA EM LATA)

INGREDIENTES

250g de macarrão parafuso
1/2 lata pequena de milho verde
2 latas de atum sem óleo (ou de sardinha)
250g (1 pote) de maionese
1/2 cebola picadinha
Sal e cheiro verde a gosto.
2 colheres (de sopa) de mostarda (OPCIONAL)
Azeitonas pretas ou verdes picadas (e sem o caroço, claro!) a gosto

MODO DE FAZER

Coloque água, sal e um pouquinho de óleo numa panela e, quando ferver, acrescente o macarrão. Quando você conseguir parti-lo com uma colher, o macarrão está pronto. Desligue o fogo e despeje o macarrão em um escorredor. Em seguida, jogue água corrente em todo o macarrão para encerrar o cozimento e deixe-o escorrer por completo. Reserve.

Numa travessa, misture todos os ingredientes acima. Acrescente o macarrão e misture bem. Leve à geladeira antes de servir.

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

RECEITA: Mousse de Maracujá

Olá!!! Já sei o que você vai dizer: que eu sumi, né? Verdade. Meu último post foi dia 31 de outubro; imperdoável! Mas, Dona Maria, vamos combinar - é muita correria e quando a gente percebe, já acabou o dia. Mas, enfim, pra me redimir desse pecadinho, vou postar aqui uma receita que todo aniversário é obrigatória a presença: mousse de maracujá! Se você já conhece, ótimo, pois é uma boa oportunidade pra lembrar dela e fazer em casa neste final de semana. Se não conhece ainda, pega aí um papel e uma caneta, porque essa mousse é fácil, fácil e muito boa! Bora lá?!

MOUSSE DE MARACUJÁ

INGREDIENTES

1 lata de leite condensado
1 lata (a mesma medida do leite condensado) de suco concentrado de maracujá 
1 caixinha de creme de leite ou 1 lata de creme de leite sem o soro 
1 maracujá para enfeitar (opcional)

DICA: Você pode substituir a caixinha de creme de leite pela lata, desde que retire o soro do creme de leite. 

MODO DE FAZER

No liquidificador, bata bem o leite condensado, o suco de maracujá concentrado e o creme de leite. Despeje numa travessa, enfeite por cima (opcional) com as sementes ou toda a polpa do maracujá e coloque na geladeira. Sirva sempre gelado.

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

RECEITA: Salada com manga

Já sei: comeu demais nesse final de semana, né, Dona Maria? Se empanturrou de pão de queijo, arroz com frango, cerveja e trufa (deliciosaaaa) da Fridoces e agora quer correr atrás do prejuízo? Tenho uma receitinha, aqui, bem leve e de dar água na boca: salada com manga! É muito refrescante e fácil de fazer. Que???? Tá com preguiça de descascar a manga? Fala sério, Dona Maria!!! Anota aí a receita, vai!

SALADA COM MANGA

INGREDIENTES

Tomates
1 maço de rúcula
1 maço de agrião (opcional, pois, às vezes, é difícil de achar)
Folhas de alface
Queijo branco em pedaços
Mangas maduras cortadas em pedaços
Tempero a gosto


domingo, 23 de outubro de 2011

RECEITA: Farofa de Biscoito da Dona Maria

Boa noite, Dona Maria!!! Quer uma receita rápida e deliciosa? Então, anota essa aí: farofa de biscoito da Dona Maria. Você deve estar se perguntando: "por que da Dona Maria"? Na verdade, Dona Maria é minha avó (Maria Stela), uma pessoa maravilhosa e que amo muito; esse é o motivo pelo qual te chamo (carinhosamente) assim. Desde que eu me entendo por gente, Dona Maria (Stela) faz essa farofa no Natal. Por isso, resolvi homenageá-la colocando o seu nome nessa farofa, que além de ser um sonho, é leve, como toda avó. Bora ver?

FAROFA DE BISCOITO DA DONA MARIA

INGREDIENTES

1 pacote de biscoito de água e sal
2 ovos cozidos
50g (1 copo americano menos 1 dedo) de queijo parmesão ralado
1 lata de milho verde escorrido
1 cebola picadinha
Cheiro verde picadinho
100 g de manteiga
1 copo americano (menos 1 dedo) de passas
2 colheres de chá de sal
7 colheres de sopa de azeite

MODO DE FAZER

Coloque o pacote de biscoito dentro de um saco plástico e bata nele (eu bati com um soquete de feijão) até esfarinhar (figura 1). Retire o biscoito triturado da embalagem e transfira-o para um saco plástico. Bata mais até o biscoito ficar bem fino (figuras 2 e 3). Reserve (figuras 4 e 5).
Pique o cheiro verde (figura 6). Para facilitar, deixe separado todos os ingredientes que serão utilizados nesta receita (figura 7). Em uma panela, derreta a manteiga (figura 8), acrescente a cebola e deixe-a dourar (figura 9). Acrescente o sal (figura 10). Abaixe o fogo e jogue na panela as passas, o milho verde, o queijo ralado, o cheiro verde e o biscoito já esfarinhado. Desligue o fogo para não correr o risco de queimar a farofa. Misture bem e acrescente os ovos picados. Quando estiver tudo misturado, veja se a farofa está seca (figura 11), pois ela tem que ficar molhadinha (no entanto, não fica gordurosa). Se ainda estiver seca, você vai acrescentar o azeite. Quando estiver no ponto (molhadinha, sem estar gordurosa), você vai ligar o fogo novamente para mexer e deixá-la quente. Desligue o fogo e sirva com arroz branco e a carne que quiser. Essa farofa é muito boa e também serve como um excelente tira gosto (aperitivo) - figuras 12 e 13.



Figura 1


Figura 2


Figura 3


Figura 4


Figura 5


Figura 6


Figura 7


Figura 8 (se você tiver somente metade da quantidade indicada de manteiga,  você pode dobrar a quantidade de azeite, ou seja, 50g de manteiga e 15 colheres de sopa de azeite. Foi o que fiz)


Figura 9


Figura 10


Figura 11


Figura 12


Figura 13

Boa noite, Dona Maria, e fique com Deus!
























terça-feira, 18 de outubro de 2011

RECEITA: Trufa de Travessa

Promessa é dívida - aí vai a receita da trufa de travessa!

TRUFA DE TRAVESSA

INGREDIENTES

2 latas de leite condensado
1 colher de sopa cheia de manteiga
1 e 1/2 xícara de leite
1 colher de sopa cheia de amido de milho
2 caixas de creme de leite
300g de chocolate (barra) ao leite
100g de amendoim torrado e sem casca

MODO DE FAZER

1º Passo - Em uma panela, cozinhe em fogo brando o leite condensado, o leite de vaca, a manteiga, o amido de milho (já dissolvido no leite), misturando sempre para não agarrar no fundo. Cozinhe este "brigadeiro branco" até desgrudar da panela, despejando, em seguida, em uma travessa. Reserve - Figura 1.

2º Passo - Coloque o amendoim torrado e sem casca no liquidificador e bata "levemente" para não ficar muito triturado. Jogue a metade do amendoim (ou menos, se desejar) sobre o "brigadeiro branco". Reserve - Figura 2.

3º Passo - Pique a barra de chocolate, colocando os pedaços em uma recipiente de vidro próprio para micro-ondas. Leve ao micro-ondas por somente 2 minutos em potência média. Ao fim, retire o recipiente e misture bem o chocolate, que irá derreter por completo. Acrescente as duas caixas de creme de leite, mexendo até ficar homogêneo. Despeje essa mistura na travessa - Figura 3.

4º Passo - Salpique a outra metade do amendoim por cima da mistura de chocolate e decore no centro com alguns amendoins torrados e inteiros - Figura 4 e 5.

Leve à geladeira e sirva bem gelado (a consistência fica igual a da figura 6). É um sonho de tão gostoso (embora seja muito doce. Afinal, trata-se de trufa, não de uma simples torta)!



Figura 1



Figura 2



Figura 3



Figura 4



Figura 5



Figura 6

Coma com moderação, hein?! rs Beijos!