terça-feira, 30 de agosto de 2011

RECEITA: SOPA ESPANTA GRIPE

"Oi, Renata! Tudo bem?
Acabo de passar o maior aperto e justamente me lembrei de uma carioca na roça que talvez possa me ajudar, rs. Tive que fazer uma sopinha de doente, daquelas que a gente precisa quando está mais fraquinha, menos disposta e, adivinhe? Tive que recorrer a um pacotinho de sopa pronta esquecido no armário que me salvou dessa vez! Bem, gostaria de pedir, caso vc tenha alguma receitinha que engane o estômago de pessoas gripadas, por favor, poste no blog que a cada dia tem ideias melhores!
Obrigada,
Lu".

Acabei de receber essa mensagem e fiquei pensando em qual sopa postar pra essa menina fantástica e inteligente, chamada Luíza Brandão. Então, escolhi com muito carinho essas duas:

SOPA DE FUBÁ COM OVOS E COUVE

INGREDIENTES

1 litro de água
1 copo americano de fubá
3 ovos
3 dentes (grandes) de alho cortados fininhos e em rodelas
2 a 3 colheres sopa de azeite
1 folha grande de couve
Temperos e sal a gosto
Salsinha picada a gosto

MODO DE FAZER

Em uma panela alta, frite o alho no azeite. Quando estiver dourado, desligue o fogo e reserve.

Misture o fubá com um pouco de água até formar uma pasta para não empelotar. Em seguida, junte o restante da água, mexa bem e acrescente na panela alta (que está o alho já frito). Ligue o fogo novamente e coloque os temperos a gosto (pode colocar também 1 tablete de caldo de galinha, que fica uma delícia, mas cuidado com o sal!).

Mexa bem e deixe cozinhar em fogo alto (mexendo sempre para não agarrar na panela). Assim que começar a fazer bolhas, diminua o fogo e acrescente os ovos à panela (espalhados).
Tampe a panela e deixe até que as gemas estejam cozidas. Quando isso acontecer, desligue o fogo e coloque as folhas de couve rasgadas e o cheiro verde. Sirva quente.


CANJA DE GALINHA COM LEGUMES

INGREDIENTES

4 dentes de alho finamente picados 
2 colheres (sopa) de azeite
600 g de coxinhas de galinha (12 coxinhas)
1,5 colher (chá) de sal
6 xícaras de água quente
2 folhas de louro 
2 cenouras pequenas fatiadas
1 talo de salsão (aipo) fatiado
2 batatas médias descascadas e picada
2 tomates pequenos ralados (cortados ao meio e ralados, de forma a deixar de fora a pele)
1/2 cebola média picada
1 pimenta dedo-de-moça vermelha picada (sem sementes se quiser um sabor menos picante)
1/2 xícara de arroz branco (o cateto é mais cremoso, mas pode ser agulhinha)
4 colheres (sopa) de salsinha picada

MODO DE FAZER

"Na panela de pressão, refogue o alho no azeite até dourar. Junte as coxinhas de frango e o sal e refogue até que fiquem sequinhas. Acrescente 4 xícaras de água quente e as folhas de louro. Tampe a panela e espere ganhar pressão. Abaixe o fogo e cozinhe por 30 minutos. Enquanto isto, prepare os outros ingredientes. Desligue o fogo, espere acabar a pressão e abra. A carne deve estar se soltando do osso. Escorra, reserve a carne, descarte o louro e volte o caldo para o fogo com todos os outros ingredientes, com exceção da salsa. Deixe cozinhar por cerca de 15 minutos, sem pressão, ou até o arroz estar cremoso e a cenoura, macia. Acrescente a água restante aos poucos para obter a densidade desejada. Enquanto isto, separe a carne e descarte ossos, cartilagens e pele. Junte a carne desfiada (cerca de 200 g) à sopa e deixe ferver. Prove o sal e corrija, se necessário. Espalhe por cima a salsinha picada na hora e sirva bem quente

Rende: 3 a 4 porções
Nota: Para uma sopa mais leve e delicada, use peito de frango com osso e desengordure o caldo antes de juntar os legumes e o arroz. "  (Por Neide Rigo)

Não tem gripe que resista, Luíza! Beijos.

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

RECEITA: Doce de banana com queijo

Você não sabe o que fazer com aquelas bananas "pretas" (muito maduras) que estão na fruteira, mas está com dó de jogar fora? Isso mesmo, Dona Maria, pense nas milhares de pessoas famintas no mundo e tome uma decisão socialmente correta: faça uma deliciosa sobremesa - doce de banana com queijo!!! Vamos a receita.

DOCE DE BANANA COM QUEIJO

INGREDIENTES

6 bananas amassadas
150g de queijo (qualquer um) ralado (se você tem dificuldade, assim como eu, de pensar em "gramas", rale um pedaço de queijo de, aproximadamente, 10cm X 5cm)
1 xícara de açúcar
4 ovos (claras e gemas)
1 colher de sopa rasa de manteiga (com ou sem sal)
Canela em pó para salpicar na forma

MODO DE FAZER

Em uma bacia, junte os ovos e misture.

Em um outro recipiente, junte as bananas amassadas, o açúcar, a manteiga e o queijo. Misture. Acrescente os ovos e misture.

Unte uma forma pequena com manteiga e salpique açúcar e canela. Despeje essa mistura nessa forma pequena, levando-a ao forno alto, pré-aquecido. Quando estiver dourada, enfie um palito na massa. Se o palito não sair sujo de massa é porque já está pronto.





É tão gostoso que dá pra comer quente mesmo! Uma receita fácil, gostosa e sustentável. Vale a pena provar!

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

RECEITA: Filé de frango com molho branco e brócolis

É, Dona Maria, tá se sentindo "borocoxô" hoje, doidinha pra receber um elogio do "bem"? Então, antes de colocar aquele vestinho preto indefectível e fazer a boca da Angelina Jolie, sugiro que você faça essa receita. É infalível, minha amiga! Então, não perca tempo, Dona Maria, e corre pra anotar os ingredientes!

FILÉ DE FRANGO COM MOLHO BRANCO E BRÓCOLIS

INGREDIENTES

8 filés de frango
1 pacote de creme de cebola (quase que inteiro)
3 colheres de sopa de maionese
Brócolis (uns dez talos com flores, mais ou menos)
1/2 xícara de óleo pra fritar
5 a 6 fatias de mussarela

PARA O MOLHO BRANCO

2 dentes de alho cortados em quadradinhos
3 fatias de bacon cortados em quadradinhos
2 colheres de óleo
1 colher de sopa rasa de manteiga
3 colheres de sopa de farinha de trigo
3 xícaras de leite
sal a gosto
1 colher de chá de noz moscada
1 colher de chá de orégano

Modo de fazer

Em uma panela, coloque o brócolis com água e um pouco de sal e deixe ferver até ficar ao ponto (não deixe ficar molengo, não). Escorra e reserve.

Em uma vasilha, misture bem o creme de cebola com a maionese. Acrescente os filés e misture nesse creme.
Em uma frigideira, aqueça o óleo (1/2 xícara) e frite os filés. Transfira-os para um refratário.

Para o molho branco, acrescente, numa panela, 2 colheres de óleo, os 2 dentes de alho picados e o bacon cortados. Deixe fritar até o bacon e o alho ficarem levemente dourados. Junte 1 colher de sopa rasa de manteiga, as 3 xícaras de leite (com a farinha de trigo já dissolvida), o sal, noz moscada e orégano e deixe engrossar. Desligue o fogo.

Sabe aquele refratário que estão os filés? Você vai colocar os brócolis espalhados nesse refratário e acrescentar o molho branco. Por fim, cubra com as fatias (inteiras) de mussarela.

Leve ao forno pré-aquecido até derreter o queijo. Sirva com arroz branco e salada.

Dá uma olhada como fica a criatura depois de pronta!





Agora, Dona Maria, passa um perfume bem bão, chama o bem e seja feliz! T+

terça-feira, 23 de agosto de 2011

RECEITA: Costela de Porco ao Molho Barbecue

Olha, minha gente, não é por nada não, mas esse prato é dos Deuses! Como diria a minha tia Clare, "é de comer ajoelhado!" É tão bom que se me disserem pra eu fazer o último pedido antes de partir dessa pra melhor, eu pediria... "costela de porco ao molho Barbecue" (e um chopp do Outback, claro!). E como eu gosto de compartilhar o que é bom com os amigos, vou postar agora mesmo essa receita. Lógico, não vai ficar igual ao do Outback (porque igual só lá mesmo, né, Dona Maria?!), mas se você tá com aquela preguiça de sair de casa, bora pegar a caneta, anotar essa receita divina e ser feliz até o último pedaço.

COSTELA DE PORCO AO MOLHO BARBECUE

INGREDIENTES

2 kg de costela inteira (com osso!)
8 dentes de alho amassados
1 cebola inteira picada
Sal a gosto
2/3 de xícara de óleo
Opcional: pimenta do reino e 1 folha de louro.

1 xícara de molho pronto (desses que compra em supermercado mesmo) Barbecue
1/2 xícara de Catchup

MODO DE FAZER

Em uma panela grande, coloque o óleo, a cebola e o alho e deixe fritar. Quando estiverem dourados, jogue a costela e deixe-a fritar bem até ficar bem dourada. Quando isso acontecer, acrescente água FERVENDO na panela até cobrir a carne (não deixa o nível de água ficar muito acima da carne não, tá?). Tampe a panela e deixe a costela cozinhar em fogo alto. Experimente o sal. Nesse momento, se você gostar, pode jogar 1 folhinha de louro e uma pitada de pimenta do reino.

Quando a água secar, deixe fritar mais um pouco até que a costela fique bem moreninha. Prove um pedaço da costela pra ver se ela já está cozida (o que é bem provável). Se estiver, tire-a da panela e coloque em um refratário ou assadeira grande.

Em um recipiente, misture 1 xícara de molho Barbecue e 1/2 xícara de Catchup. Essa mistura é agridoce mesmo, tá? Por cima de toda costela, coloque essa mistura e leve ao forno por uns instantes, só pra aquecer. Desligue o forno.

Corte os pedaços da costela na hora de comer e sirva com arroz branco e batata frita. Ô, trem bão!!! 

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

RECEITA: Bife ao falso molho madeira com champignon

Esse prato é uma delícia e o melhor dele é que todo mundo pensa que ele é muito chique e difícil de fazer, o que valoriza o trabalho. O que ninguém sabe (pelo menos até agora) é que é muito, muito, muito fácil!!!! Espia só:

BIFE AO FALSO MOLHO MADEIRA COM CHAMPIGNON




INGREDIENTES

6 bifes de vaca (carne de sua preferência)
5 dentes de alho amassados
Sal a gosto
óleo pra fritar
1 vidro de champignon
3 colheres (de sopa) de azeite
3 colheres (de sopa) de óleo
1/2 cebola pequena ralada ou bem picadinha
3 colheres (de sopa) Molho Inglês
1/2 tablete de caldo de carne
3 colheres (de chá)  de farinha de trigo
1 copo americano de água

MODO DE FAZER

Tempere os bifes com alho e sal a gosto. Reserve em um refratário ou travessa.

Quando acabar de fritar os bifes, NÃO LAVE A PANELA, pois nessa mesma panela você vai colocar as 3 colheres de azeite e de óleo. Acrescente a 1/2 cebola ralada e deixe fritar. Assim que a cebola ficar dourada, jogue 1 copo americano de água (deixe um pouco de água no copo pra dissolver a farinha de trigo, que você vai usar depois). Acrescente 1/2 tablete de caldo de carne e os champignons (que você pode cortar ao meio, se preferir). Deixe ferver. Se estiver do seu agrado, misture as 3 colheres de sopa de Molho Inglês. Corrija o sal, se necessário.  Misture o restinho de água com a farinha de trigo já dissolvida. Quando começar a ferver e engrossar, desligue o fogo e jogue este molho em cima dos bifes, que "desmancharão" em contato com esse molho.

Acredite: fica ótimo! Sirva com maionese, arroz branco e farofa de bacon na manteiga.


Fala sério!!!!! Vai ser bão, trem!!!!

terça-feira, 16 de agosto de 2011

RECEITA: Pão de queijo.

Até que enfim a receita de pão de queijo!!!! Você deve estar se perguntando: "Mas fazer pão de quejo é moleza!" Nem tanto. Sabia que tem um monte de gente que não sabe? É tanto segredo e macete que, às vezes, é mais fácil ir lá na padaria e comprar, né mesmo? Só que, Dona Maria, cá pra nós: um paozinho de queijo caseiro, quentinho, é outra história...Bora anotar a receita?!

PÃO DE QUEIJO

INGREDIENTES

1 kg de polvilho azedo
2 copos americanos de água filtrada
2 colheres de sopa (rasas) de sal
2 e 1/2 copos americanos de leite
1 copo americano de óleo
4 ovos (gemas e claras)
200g de queijo mussarela (canastra, parmesão)

MODO DE FAZER

Em uma bacia, coloque todo o pacote de polvilho e o sal. Misture. Acrescente os 2 copos de água. Sove bem. Pra quem não sabe o que é sovar: com as duas mãos, esfregue o polvilho, deslizando uma mão na outra, até que ele fique mais fino e mais soltinho do que ele era antes. Reserve.

Numa panela, junte os 2 e 1/2 copos de leite + 1 copo de óleo. Assim que essa mistura ferver, jogue no polvilho sovado. Misture bem até que fique uma massa homogênea. Deixe esfriar um pouco pra colocar os ovos, senão frita os coitadinhos.

Acrescente os 4 ovos e misture bem até ficar homogêneo também. Junte o queijo e misture mais um pouco.

Coloque um pouco de óleo nas mãos e enrole as bolinhas de pão de queijo (como se fosse brigadeiro, só que maior) e coloque na forma (não precisa untar a forma, não). Coloque no forno alto e só retire quando os pães de queijo estiverem dourados.



  Agora, vai lá, Dona Maria, e faz um cafezinho bem gostoso (tem receita aqui no blog, se quiser) e seja feliz, porque comer é BÃO DEMAIS DA CONTA!!!!

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

RECEITA: Picanha Assada no Forno


Bateu uma vontade de comer aquele churrasco, mas você não está nem um pouco afim de mexer com carvão e todos os aparatos de uma churrasqueira? A dica, então, é: PICANHA ASSADA NO FORNO!!!

Nada de preguiça, Dona Maria! É simples e muito rápido de fazer. É só comprar uma peça de picanha e colocá-la em uma assadeira; nem precisa untar (se bem que eu quase queimei a bendita! rs)! 



Depois, você vira a picanha com a parte da gordura pra cima e cubra com sal grosso.




Em seguida, cubra a assadeira com papel alumínio e leve ao forno médio. Assim que estiver do seu agrado (mal, bem passado, ao ponto, preta igual carvão...) tire a assadeira do forno e deixe a carne descansar por alguns minutos antes de cortá-la (dessa forma a carne fica mais macia, mais suculenta). Sirva com pão de queijo ou arroz com vinagrete.



Ah, não se esqueça: retire o sal grosso totalmente da carne na hora em que for servi-la. Cuidado com a pressão alta, viu, Dona Maria?



quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Antes e Depois

Depois de anos trabalhando em atividade da qual eu não gostava, descobri a minha verdadeira vocação: design de interiores. Amo muito tudo isso! Bora ver se gostou?

ANTES



DEPOIS


ANTES


DEPOIS


ANTES


"Jesus, apaga a luz!!!!" Fala sério se esse banheiro não é, como diria a minha sogra, "de pular pra riba (feio pra caramba)?" Quer ver no que ele se transformou?

DEPOIS



Que diferença, né? Nada mau. rs

RECEITA: Vai se casar e não sabe fazer um café??? Que é isso, Dona Maria?!

Você leu o título e pensou: "Mas, quem não sabe fazer café?" Parece brincadeira, mas muita gente não sabe, assim como não sabe fazer arroz, fritar ovo, perdoar... E como todo mundo elogia o meu café (tô tão metida hoje!), resolvi colocar a receitinha aqui. Isso mesmo, Dona Maria! Você vai aprender a fazer um cafezinho delicioso pra agradão o maridão e a sogra. Hehehehe...

CAFÉ DA RENATA

2 copos americanos (se não tiver o copo, pode ser 2 xícaras) cheios de água filtrada;
2 colheres de sobremesa não muito cheias de pó de café;
4 colheres de sobremesa não muito cheias de açúcar.

DICA: a mesma quantidade para água e pó de café, sendo o dobro para o açúcar.

Em uma panela, ferva a água com o açúcar (tem gente que prefere água aquecida, isto é, quando ela começa a borbulhar). Em seguida, misture ao pó de café, já depositado no coador de pano (Olha, eu uso coador de pano, mas tem os filtros de papel, se preferir).

Veja passo-a-passo:



Eu uso aúcar cristal


E café em grão


Esse moedor de café é da Casa da Ração (Carmo do Rio Claro, Conceição da Aparecida e Alpinópolis)


Força, Dona Maria!







Essa espuminha aparentemente verde é reflexo da caneca, viu? rs Quer provar? Uhmmmmmm......"que beleza!"

Não sabe o que fazer com aquele vaso horroroso?

Sabe aquele vaso feio, sem graça e esquecido nos fundos de casa? Não joga ele fora, não, Dona Maria! Pega o resto de tinta que a gente sempre insiste em guardar no porão e mãos à obra! Faça do seu jeito mesmo e liberte o Van Gogh que existe em você! Coragem, criatura! Vai ficar lindo no seu quintal ou jardim.


UMA DICA: Você pode cultivar plantas e ervas medicinais nos seus lindos vasinhos pintados. Esse aí é o bálsamo, que dizem ser muito bom contra problemas de estômago.

RECEITA: Fígado acebolado e macarrão com brócolis ao alho e óleo

Boa tarde, Dona Maria! Tá se sentindo cansada, fraca, parecendo prego no angu? Deve ser anemia. Então, preparei um cardápio especial pra você:

FÍGADO ACEBOLADO E MACARRÃO COM BRÓCOLIS AO ALHO E ÓLEO

FÍGADO

1 1/2kg de bife de fígado
5 dentes de alho amassados
1 cebola de cabeça
Sal a gosto

Tempere os bifes de fígado com alho e sal a gosto. Reserve.
Aqueça o óleo em uma frigideira e frite os bifes, transferindo-os em seguida para uma travessa (DICA: Frite os bifes até que eles fiquem douradinhos, porque bife de fígado branco é bife de fígado cru. E fígado cru, ninguém merece! Quando todos eles estiverem fritos, coloque-os novamente na frigideira e jogUe 1 cebola de cabeça em rodelas. Mexa e, depois, coloque em uma travessa para servir.




MACARRÃO COM BRÓCOLIS AO ALHO E ÓLEO

1/2 pacote de macarrão espaguete nº 08
Brócolis
3 colheres de azeite
3 colheres de óleo
3 dentes de alho cortados em rodelinhas
Sal a gosto

Em uma panela, cozinhe o brócolis na água e sal (mas, não deixa ele ficar molengo). Reserve
Em outra (pode ser a mesma que cozinhou o brócolis), cozinhe o macarrão. Assim que estiver cozido, transfira-o para um escorredor e jogue água fria nele. Reserve também.

 Numa panela (pode ser a mesma, Dona Maria, pra não ter que ficar lavando um monte de panela), coloque o azeite, o óleo e os alhos em rodelas. Deixe fritar. Acrescente o macarrão com o brócolis, mexa rapidamente para não grudar no fundo da panela e desligue o fogo. Tá pronto!


Pra acompanhar, fiz uma salada de alface com as folhas do brócolis, cortadas bem fininhas. Tempere com limão, sal e um pouco de azeite. E não esqueça do arroz!!!


quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Cortinas e persianas que são um verdadeiro show!

Quer deixar a sua sala com cara de ambiente de revista? Então, dá só uma espiadinha nas cortinas e na persiana de madeira aí embaixo.  São da Casa Decor, localizada na Rua Monsenhor Mário, 80 A, em Carmo do Rio Claro. Um luxo!





Persiana horizontal 50 mm de madeira

Gostou? Eu também! Beijos e até amanhã!

CASA DECOR - Convite ao bom gosto
Rua Monsenhor Mário, 80-A - Centro - Carmo do Rio Claro/MG.
Telefone: (35) 3561-1877
Celular: (35) 9925-9926
e-mail: casadecor@carmonet.psi.br

Criatividade que faz a diferença.

Boa tarde, galerinha mais ou menos!!! Quer dar encanto ao seu banheiro? Então, dá uma olhadinha nos banheiros da Pousada do Lago do Guapé. Não é uma graça? Com criatividade e algumas fitas de cetim coloridas vocês podem deixar o seu cantinho bem bacana. Reparem nos espantalhos, indicando o banheiro masculino e o feminino. Adorooo!!! São feitos pelo Omar Nogueira, de Carmo do Rio Claro.

RECEITA: Falso Arroz Carreteiro com Omelete de Pizza na panela.

Sabe quando sobra arroz e carne do dia anterior, mas a quantidade não é suficiente para o almoço? Aí você pensa: "poxa, o que eu faço com a sobra da janta?" Seus dias de preocupação acabaram! Passei por isso hoje e resolvi fazer essa receita. Ficou uma delícia e, sinceramente, tive que olhar fixamente a foto da Gisele Bündchen pra não cair na tentação de repetir pela segunda vez. Pegue aí o papel e a caneta pra anotar. Anda, criatura!

FALSO ARROZ CARRETEIRO COM OMELETE DE PIZZA NA PANELA.

Falso Arroz Carreteiro:

Ingredientes

2 copos de arroz novo (foi essa quantidade que fiz, mas pode ser mais, menos ou nenhum copo, dependendo da quantidade que sobrou de arroz e do número de pessoas que irão almoçar)
Arroz amanhecido
Carne (sobra) desfiada ou cortada fininha
Salsinha e ceblinha
1/4 de Cebola de cabeça
Sal a gosto

Modo de Fazer:

Desfie e carne. Se não tivar caldo, coloque um pouco de água ou faça um molhinho de tomate de sua preferência. Reserve.
Aqueça o óleo numa panela. Acrescente o arroz com 1/4 da cebola picadinha (DICA: se você colocar a cebola junto com o arroz, em vez de fritá-la antes, o arroz fica mais molhadinho e bem mais gostoso). Quando o arroz já estiver bem fritinho, adicione a arroz amanhecido e mexa mais um pouco. Junte o molho de carne desfiada. Experimente o sal.Tampe a panela e deixe cozinhar. Quando o arroz estiver soltinho, desligue o fogo e salpique salsinha e cebolinha.

Omelete de Pizza na panela.

Ingredientes

5 ovos (gemas e claras)
1/2 xícara de leite
1 colher (chá) de fermento em pó
Queijo ralado a gosto
Presunto picado a gosto (opcional)
Orégano a gosto
Sal a gosto
Sal a gosto

Modo de Fazer

Em uma vasilha, adicione os ovos e bata com a ajuda de uma colher (só pra misturar mesmo). Acrescente o leite, o sal e o presunto picado.
Numa panela grossa (na panela fina, o omelete vai queimar!), coloque óleo pra esquentar e junte a mistura acima. Tampe a panela e deixe no fogo BRANDO até ficar no ponto de omelete (até cozinhar). Quando isso acontecer, jogue o queijo ralado e o orégano e tampe a panela de novo somente até o queijo dar uma derretida. Desligue o fogo.

Pra acompanhar esse prato delicioso, fiz feijão e uma salada refrescante de maionese com batata e repolho. Divino! Dá uma olhadinha aí embaixo!



Falso Arroz Carreteiro



Omelete de Pizza na panela

As crianças não querem verduras? Suco nelas!!!

SUCO DE LIMÃO COM COUVE

Se o seu filho não gosta muito (ou nada) de verduras, não se desespere. Sabe aquele suco em pó que você compra em qualquer mercado? Então, escolha uma marca de sua preferência e mãos à obra!

INGREDIENTES

1 pacote de suco em pó
1 litro de água
1 talo de couve

Modo de Fazer

Bata todos os ingredientes no liquidificador, coe e sirva dizendo que é o suco do Popeye. Melhor: não diga nada, porque criança é muito ativa e nessas horas a gente tem que ser mais esperta que eles! Já que vai enganar o coitadinho, engana direito! rs

Olha que amorzinho:



Escolhi um suco sabor laranja e maracujá. "Beba, beba, beba tudo" hehehehe. Tolinho...

terça-feira, 9 de agosto de 2011

RECEITA: Carne-seca com cabocha.

Essa receita é uma delícia!!! Então, anota aí!

CARNE-SECA COM CABOCHA

INGREDIENTES

1/2 cabocha (tem gente que escreve kabocha. Sei lá...)
1 kg de carne-seca ou charque (pode ser até menos, dependendo da carne)
6 dentes de alho em rodelas
1 cebola decabeça inteira picadinha
5 colheres de sopa de óleo
Sal a gosto
Salsinha e Cebolinha

Modo de Fazer

Pique a carne-seca e deixe-a de molho de véspera, trocando a água (eu troquei umas cinco vezes até o dia seguinte).

Descasque e corte o cabocha (é feminino ou masculino???) em cubinhos de 2cm. Olha, na boa, pede pra um filho de Deus fazer isso pra você, porque pra mim essa é a parte pior. Ninguém merece! E depois o coitado do abacaxi é que leva a fama de custoso de descascar.



Pára de olhar o meu esmalte querendo descascar e anota o resto da receita! rsrs

Reserve os pedaços de cabocha e vamos para a carne-seca.

Em uma panela de pressão, coloque 02 colheres de sopa (ou de sobremesa, se preferir), 03 dentes de alho em rodelas e a metade da cebola picadinha. Deixe fritar e, quando estiverem dourados, junte a carne-seca já dessalgada (não tire o sal todo dela não, pra não perder o gosto). Deixe fritar a carne.

Em seguida, jogue água (sempre quente) na panela até cobrir a carne. Tampe a panela e, assim que começar a chiar, espere por trinta (30) minutos.  Desligue o fogo e somente abra a panela de pressão após seu resfriamento e normalização total da pressão interna com a externa, hein!? Experimente o sal.

Se a carne estiver macia, reserve-a (separe o caldo em outro recipiente)

Em outra panela, acrescente 03 colheres de sopa de óleo e mais 03 dentes de alho em rodelas. Deixe fritar e jogue a carne (sem a água). Frite mais um pouco e acrescente os pedaços de cabocha com o resto da água da carne. Deixe ferver e vá picando a outra metade da cebola na panela.



Obs.: Não fique mexendo pra não desmanchar o cabocha, tá?


Assim que o cabochá estiver macio, desligue o fogo e salpique salsinha e cebolinha. Sirva com arroz branco, feijão e uma boa salada.






Bom apetite!!!!

http://www.muitogostoso.com.br/informacao/view/Panelas-de-PressA%A3o/

Bebendo pinga com glamour.

Olha que gracinha esses copinhos de pinga que ganhei da minha amiga, Luciana. É da Malu Presentes, em frente ao Banco do Brasil. Puro glamour, né? Ainda mais se a cachaça for a Coração de Minas! Ah! "Se for dirigir, não beba!!!!"


Já a Clare me presenteou com outro mimo, também, da Malu Presentes: faquinhas de manteiga (de requeijão, de pastinha etc.) com desenho de vaca. Olha que charme! A Caixa vem com quatro facas e combinou direitinho com a decoração da roça.



Obrigada, meninas!

Dois em um.


Você pode usar essa peça como porta-papel higiênico ou porta-toalha, se preferir. É uma dica interessante pra quem gosta de objetos rústicos. Você pode encontrá-la numa loja localizada na entrada de Carmo do Rio Claro ("Loja da Regina e da Mariola"). Espia só como porta-toalha:



Escolhi essa cor de rosa pra ficar em harmonia com o tom da parede (Mostarda, da Suvinil). Mas, tem outras cores; a vermelha também é bem bonita.

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

RECEITA: Torta de bolacha

TORTA DE BOLACHA


INGREDIENTES

1/2 de um pacote de bolacha de leite
750 ml de leite
3 colheres de amido de milho
1 lata de leite condensado
2 gemas
1 colher de achocolatado (pra molhar as bolachas)
100g chocolate granulado ou coco ralado
7 a 10 colheres de açúcar
1 lata de creme de leite

Modo de Fazer

Creme:

Em uma panela, adicione o amido de milho, já dissolvido no leite. Junte as gemas, o leite condensado e leve ao fogo baixo, mexendo sempre para não grudar no fundo da panela. Assim que engrossar, desligue o fogo (olha, não deixe muito grosso, não, pois quando for à geladeira, não ficará cremoso).

Disposição das bolachas no refratário:

Em um prato, coloque um pouco de leite com 1 colher de achocolatado. Nesse leite, você vai molhar as bolachas, uma vez de cada lado (como dizem os mineiros, dê só dois tombos na bolacha). Coloque com um ou dois dedos de distância para que a torta fique mais molhadinha. Repare na foto abaixo:


Desse jeitinho aí, tá?

Aí, você vai colocar as bolachas, o creme, as bolachas, o creme e as bolachas (nessa ordem, hein, Dona Maria!). Depois, você vai fazer o seguinte NA BATEDEIRA:

Último Creme:

2 claras (bata na velocidade máxima até ficar um suspiro); acrescente de 7 a 10 colheres de sobremesa de açúcar. Bata mais um pouco na batedeira (ainda na velocidade máxima) para não aparecer o cristal do açúcar. Desligue a batedeira e misture o creme de leite (sem soro) com a ajuda de uma colher. Coloque esse creme por cima das bolachas. Salpique coco ralado ou chocolate granulado. Leve à geladeira e sirva gelado. Uma delícia! Agora, se você não vai com a cara da visita, é melhor nem servir isso, porque, certamente, a visita vai amar esse doce e vai querer voltar no dia seguinte. Nesse caso, melhor mesmo é servir arroz doce com jiló! rsrsrsr

RECEITA: Suã



Que tal uma suã feita no fogão à lenha? Não??? Deixa de ser preguiçosa, mulher, e anota a receita! hehehe

SUÃ




INGREDIENTES
2 kg de suã
1 cebola de cabeça inteira
4 ou 5 dentes de alho (ou mais, se preferir) picados em rodelas.
1/2 xícara de óleo

Modo de Fazer:
Aqueça o óleo na panela de ferro e jogue o alho e a metade da cebola picados. Quando estiverem dourados, acrescente a suã. Coloque sal a gosto (cuidado com a pressão alta, hein?!) Deixe fritar bem até ficar moreninha. Quando isso acontecer, jogue água quente (olha, não vai colocar água fria na carne, pra não encruar, viu?). Experimente o sal e veja se está do seu agrado. Tampe a panela e deixe a carne cozinhar. Sabe aquela metade da cebola, que você ainda não usou? Pois é, vai picando ela aos pucos na panela, pois isso dá um gostinho especial à carne. Quando a suã estiver bem macia, tire a panela do fogo e salpique salsinha e cebolinha.






Uhmmmmmmmmmmmm!!!!! Sirva com arroz branco.