sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

RECEITA: Carne de Porco na Gordura

Boa tarde, Dona Maria!!! Hoje, tenho uma surpresa especial pra você que adora comida mineira: carne de porco na gordura! Tenho que confessar que, assim que vim morar em Minas Gerais, não conseguia entender como alguém podia comer uma carne mergulhada naquela gordura branca do porco e guardada por meses numa lata de alumínio. Graças a Deus tenho por hábito nunca rejeitar um prato, por mais estranho que ele possa parecer, porque, sem medo de errar, é a carne mais saborosa que já comi na vida (depois do meu amado camarão, claro).

Na roça, costuma-se matar o porco (esse trabalho é feito na roça mesmo, muitas vezes com ajuda de vizinhos e/ou parentes), separar as carnes, banha, pele, miúdo...Quando tem muita gente envolvida (e gente experiente no assunto, por favor), todo esse processo se torna rápido e até fácil, sem contar que é sempre muito prazeroso reunir os amigos e a família nesse tipo de atividade, porque é nessa hora que a gente põe a conversa em dia, brinca, ri dos casos engraçados; enfim, costumo dizer que a comida une as pessoas e que, por isso, todo alimento é sagrado e deve ser preparado com muito carinho.

Com relação ao prato "Carne de Porco na Gordura", o processo é o seguinte:
  • mata-se o porco (olha, Dona Maria, pra se comer qualquer carne é preciso matar o respectivo animal primeiro; não tem outra forma);
  • queima-se toda a pele do animal;
  • lava-se bem toda sua pele com muita água (usa-se uma mangueira pra isso) e bucha até que toda pele fique "branca";
  • corta-se o porco e retira-lhe todo o sangue (que deve ser armazenado em uma lata, pois será usado pra fazer chouriço); 
  • separa-se as carnes de acordo com o desenho acima;
  • limpe muito bem os pedaços;
  • coloque os pedaços já limpos em um grande recipiente com água (a carne deve ser muito bem lavada);
  • pendure os pedaços maiores para escorrer;
  • escolhe-se a carne que será frita na gordura. Desta vez, escolheu-se a carne da mão (seria a paleta?) e do pernil (mas, você pode utilizar uma carne com osso também, como a costela ou a suã, que fica muito saborosa);
  • tempera-se com sal e muitoooooo alho (batidos no liquidificador com um pouco de óleo. DICA: O IDEAL É TEMPERAR A CARNE E FRITÁ-LA NO DIA SEGUINTE PARA APURAR O GOSTO).
  • jogue os pedaços na panela e deixe a própria água da carne aparecer e secar. Quando estiver sequinha, jogue a gordura do porco até cobrir toda a carne (a banha do porco deve ir primeiro ao fogo numa panela diferente para se dissover no calor) e deixe fritar até dar o "ponto" (esse bendito "ponto" é que enfraquesse a amizade!). Bom, melhor do que falar é falar e mostrar, né? Vamos lá!

Em primeiro lugar, vamos conhecer as partes do porco:




Muita gente cria porcos na roça pra consumo próprio



Retirando todo o sangue pra fazer chouriço (já experimentei e confesso que detestei)



Corte e limpeza



Separação das carnes limpas em recipientes com água



Nesse recipiente está a suã (tem receita no blog!)



Carnes maiores são penduradas e reservadas




O "toucinho de barriga" (usado pra fazer torresmo) costuma ficar em cima do fogão de lenha pra ir defumando aos poucos



Pele do porco (muita gente aqui na roça costuma comer a pele crua com sal. Eu, ainda, não experimentei porque tenho medo que grude na minha cintura..rsrs)



Olha aí a carne da mão que será frita na gordura (banha do porco)



Coloque a carne em uma panela bem grossa, sem óleo



Quando encher a panela de carne, deixe-a cozinhar e secar com a sua própria água. E lembre-se: carne de porco mal cozida pode transmitir parasitas!






Tá bem sequinha? Então, tá na hora de por a banha do porco. Dá uma olhadinha aí embaixo:







Deixe fritar até dar o ponto (deve estar bem frita, mas não tostada).



Taí o ponto! Que beleza!



Hummmm, tá com uma cara ótima!


 

Agora, é só colocar nas latas!





Acabei de me lembrar de uma música que tem a cara desse prato: "Delícia, delícia, assim você me mata!"

Recebeu uma visita inesperada? Carne de porco na gordura! Tá sem saco de fazer o almoço? Carne de porco na gordura! Não sabe o que vai servir de tira-gosto (aperitivo)? Carne de porco na gordura! Quer jogar na cara da tua sogra que seu marido soube escolher a mulher que tem? Carne de porco na gordura! É sempre uma ótima opção, sabia?

DICA: Quando for esquentar a "carne de porco na gordura", coloque a carne, a gordura e um pouco d'água na panela. Assim, ela não vai ficar fria no centro e vai ficar bem suculenta.

E pra quem acha que a carne suína mata, vou deixar um link aqui (http://comida.ig.com.br/mitos-e-verdades-carne-de-porco/n1237535050032.html)  sobre os mitos envolvendo a coitadinha; é sempre bom pesquisar sobre o assunto, né mesmo?

Beijos e t+!

6 comentários:

  1. Noh! Deu até água na boca essa carne na gordura!

    ResponderExcluir
  2. Renata, carne na lata é gostoso d+, não tem igual. Como não tenho tempo pra fazer achei essa maravilha no site www.carnenalata.com.br que é identica a de antigamente e é sensacional. Deixo a dica.

    ResponderExcluir
  3. Obrigada, Andrea, pela dica. Vou conferir agora mesmo. Beijos!

    ResponderExcluir
  4. muinto bao mesmo . faço direto , aqui na roça em lavras .... carlos

    ResponderExcluir
  5. Renata, que surpresa boa quando soube do seu blog. Eu que achava, nos bons tempos de Faculdade, que você não sabia nem fritar um ovo. Que riqueza de detalhes nas receitas. Fico imaginando as turmas de república, que saem de casa sem a menor noção de cozinha, mamãe dá tudo na mão, e de repente depara com um blog como o seu. QUE MARRAVILHA !!!
    Também queimo as minhas panelas, desde os tempos de república em BH.
    Parabéns, minha amiga, muito bom mesmo !!!!!.
    J.G. Ventania

    ResponderExcluir