segunda-feira, 19 de setembro de 2011

RECEITA: Pavê de Banana

Boa tarde, Dona Maria!!!! Hoje vou ensinar a fazer um pavê delicioso de banana. É....BANANA! Ela, além de ser barata, é rica em carboidrato e potássio, o que faz dela a queridinha entre os atletas. Ficou interessada, né? Não pense que enchendo a cara de pavê de banana você vai ficar sarada, hein, Dona Maria?! Além de uma dieta equilibrada, exercício físico é sempre bem vindo quando o assunto é saúde. Mas, como ninguém é de ferro e essa sobremesa é pra lá de saborosa, se liga na receita!

PAVÊ DE BANANA

INGREDIENTES

8 bananas nanicas
2 xícaras de açucar
2 xícaras de água
1 lata de leite condensado
2 latas (a mesma lata do leite condensado) de leite
2 colheres de sopa bem cheias de amido de milho
2 ovos (claras e gemas separadas)
10 colheres (sobremesa) rasas de açúcar
1 caixa (200g) de creme de leite ou 1 lata de creme de leite sem soro
1 pitada de sal

MODO DE FAZER

1º Passo: Doce de banana
Corte as bananas em rodelas. Reserve.



Em uma panela, coloque 2 xícaras de açúcar e deixe derreter tudo, mexendo para não queimar. Quando estiver derretido, acrescente 2 xícaras de água e deixe ferver até dissolver o açúcar empelotado que se formou. Dissolvido, acrescente as bananas e deixe ferver bastante até formar borbulhas pequenas e as bananas estiverem douradas, como na foto. Desligue o fogo e reserve.





2º Passo: Creme amarelo
Em panela, acrescente o leite condensado, o leite, o amido de milho já dissolvido no leite, as gemas. Misture até ferver e  formar um creme. Despeje em um refratário. Reserve.



3º Passo: Creme branco
Na batedeira, junte as claras, a pitada de sal e bata na velocidade máxima até dar uma consistência firme, de suspiro (veja a foto abaixo). Em seguida, junte as 10 colheres de açúcar e bata mais um pouco até ficar homogêneo. Com a ajuda de uma colher, acrescente o creme de leite sem soro e misture delicadamente. Reserve.




4º Passo: Montando o pavê
Por cima do creme amarelo, já no refratário, acrescente todo o doce de banana. Por cima do doce de banana, jogue o creme branco e leve para gelar. Sirva sempre gelado. Bom demais!













RECEITA: Bolinho de Fubá de Canjica

Quer agradar o marido? É só aprender a receita que só a tua sogra sabe fazer. Infalível! Foi assim que aprendi a fazer "bolinho de fubá de canjica". O duro é que todas as sogras que conheço nunca dão "o pulo do gato" (as dicas). E se for igual a minha, então, que, além de excelente cozinheira, ainda faz tudo "pro rumo" (de olho, sem medida), a coisa fica ainda mais complicada. Segredo: ficar de olho com papel e caneta na mão. Foi o que fiz e...consegui!!!! Agora que aprendi, vou passar pra você tudinho, porque esse bolinho é fácil de fazer e vai muito bem com um cafezinho feito na hora. Se você estiver na roça, então, melhor ainda. Anota aí!

BOLINHO DE FUBÁ DE CANJICA

INGREDIENTES

2 copos americanos (não muito cheios) de fubá de canjica
3 copos americanos (até a boca) de leite quente
1 colher rasa de sobremesa de sal
1 colher rasa de sobremesa de fermento em pó
1 ovo

MODO DE FAZER

Ferva o leite.
Em uma bacia, despeje os dois copos de fubá de canjica, acrescente o sal e o fermento. Junte os 3 copos de leite quente e mexa bem até obter uma massa homogênea. Espere esfriar um pouco pra colocar o ovo (senão, cozinha o ovo, né?). Após esfriar, junte o ovo (clara e gema) e mexa bem.

Com a ajuda de uma colher, faça bolinhas e frite em óleo NÃO MUITO QUENTE (se for em óleo muito quente, o bolinho fica tostado por fora e cru por dentro). Retire-os quando estiverem dourados.


Essa receita  rende 16 bolinhos, mais ou menos. Só tem cinco aí na foto porque o maridão comeu tudo de uma vez só e tive que esconder esses pra poder mostrar pra você, né? rs. Beijos!




quinta-feira, 15 de setembro de 2011

RECEITA: Bolo de Milharina

Esse bolo é divino e muito fácil de fazer. Portanto, bora anotar? rs

BOLO DE MILHARINA

INGREDIENTES

1 lata de milho escorrido
1/2 lata (a mesma lata do milho) de óleo
4 ovos
1 xícara e meia de leite
1 pitada de sal
1 xícara e meia de açúcar
Queijo meia cura ralado (opcional)
2 xícaras de Milharina
1 colher de sopa de pó royal

MODO DE FAZER

Bater tudo no liquidificador (menos a Milharina e o pó royal). Despeje numa bacia e acrescente as 2 xícaras de Milharina e a colher de pó royal e mexa bem. Depois, despeje a massa em forma untada e enfarinhada. Colocar colheradas de requeijão (que vem em bisnaga, sabe?) em cima da massa. Leve ao forno pré-aquecido (eu coloquei em temperatura alta, pois meu fogão já está pedindo pra se aposentar) por 1 hora, mais ou menos, até o bolo ficar dourado em cima. Muito bom mesmo!











quinta-feira, 8 de setembro de 2011

RECEITA: Frango caipira


FRANGO CAIPIRA

INGREDIENTES

1 frango caipira cortado em pedaços (pasme: dizem que de um frango dá pra cortar 23 pedaços!!!!)
5 dentes de alho (grandes) cortados em rodelinhas finas
2 colheres de sopa de sal
salsinha e cebolinha (cheiro verde) a gosto
10 colheres de sopa de óleo
2 pimentas de cheiro cortadas em quaro partes
1 e 1/2 cebola de cabeça média (cebola branca)

MODO DE FAZER

Pra começar, lave os pedaços de frango, deixando-os de molho em uma bacia com água e limão por alguns minutos. 




Em seguida, limpe o frango, tirando sujeiras e a baba que ele tem.



Em uma panela (se for fazer no fogão à lenha, melhor ser aquela panela "preta", sabe, de ferro? Fica bem mais gostoso) adicione o óleo e 1 cebola picada em rodelas.



Deixe fritar. Quando estiver começando a dourar, junte todo o alho picado.



Deixe fritar mais um pouco até que o alho e a cebola estejam bem douradas (olha, Dona Maria, não vai colocar açúcar pra queimar na panela na tentativa de deixar o frango moreninho, não, hein?! O "bronzeado" do frango se dá pela cebola dourada. Espia só aí embaixo). 



Acrescente o frango e o sal. Mexa bem.



Junte a pimenta de cheiro cortada e mexa mais um pouco.


(Eu uso a "Fogo Mineiro", que é uma delícia!)

Deixe o frango na panela e vá mexendo de vez em quando pra não grudar no fundo. Assim que o frango estiver bem moreninho, acrescente água fervente até cobrir os pedaços (não é pra encher a panela de água, viu?) Dá uma olhada aí embaixo pra ver o nível de água:




Sabe aquela metade da cebola? Pois é. Pique-a no frango pra engrossar o caldo. Tampe a panela. Quando os pedaços estiverem macios, desligue o fogo e acrescente salsinha e cebolinha (cheiro verde) picadas.  


Sirva com arroz branco, quiabo (depois ensino a fazer quiabo sem baba), feijão e angu. Uhmmmmm......
Ô trem bão!



sexta-feira, 2 de setembro de 2011

RECEITA: Molho de carne moída com azeitonas

"Querida amiga de Minas...rs Meu digníssimo marido, hoje, me veio com uma estoria...'você sabe fazer carne moída'?? Eu, claro, disse que sim! Mas, na verdade, como só passo pela cozinha para chegar à maquina de lavar, rs, não me lembro como se faz tão comum prato. Poderia me ajudar a não decepcionar meu maridinho?? Não precisa de nada incrementado... é o básico! beijos.Te amo. Saudades de sua amiga Andréa Nery"

Fiquei muito feliz com a mensagem, querida amiga, e é lógico que vou te ajudar a não decepcionar o maridão!

Então, amada, vai aí a sua receita!


CARNE MOÍDA COM AZEITONA

INGREDIENTES

1/2 kg de músculo moído
2 dentes de alho cortados em rodelinhas
1/4 de cebola pequena ralada ou cortada bem fininha
6 azeitonas cortadas em fatias
e colheres de sopa de óleo
sal a gosto
1/2 tablete de caldo de carne (opcional)
1/3 copo americano de água
1 pacote de molho de tomate
2 colheres de molho shoyo (opcional)

MODO DE FAZER

Em uma panela, coloque o óleo, a cebola e o alho, deixando-os fritar. Quando estiverem dourados, acrescente a carne moída e deixe-a fritar também, mexendo.

Com a ajuda de um garfo, vá desempelotando a carne, amassando ela. Quando estiver desempelotada (ou quase), coloque o sal (cuidado com a pressão, hein?!) e 1/2 tablete de caldo de carne. Mexa bem e deixe fritar mais um pouco até que ela fique moreninha.

Adicione o pacote (sachê) de molho de tomate refogado (aqueles molhos de tomate prontos que vendem em qualquer supermercado, lembra?). Quando começar a borbulhar, coloque 1/3 do copo americano de água e deixe ferver mais um pouco. Adicione as azeitonas cortadas em fatias (se elas não tiverem caroços, pode ser em rodelinhas mesmo) e as 2 colheres de molho Shoyo (é opcional, mas acho que dá um gostop especial ao prato). Experimente o sal. Se ainda não estiver do seu agrado, pode acrescentar a outra metade do tablete de caldo de carne. O importante é não ficar salgado, pois a azeitona já é salgadinha.

Desligue o fogo e sirva por cima do macarrão. Salpique queijo ralado, se quiser.


Espero que seu bem goste, Dea. Beijos pra você. Ah....também te amo, amiga!



terça-feira, 30 de agosto de 2011

RECEITA: SOPA ESPANTA GRIPE

"Oi, Renata! Tudo bem?
Acabo de passar o maior aperto e justamente me lembrei de uma carioca na roça que talvez possa me ajudar, rs. Tive que fazer uma sopinha de doente, daquelas que a gente precisa quando está mais fraquinha, menos disposta e, adivinhe? Tive que recorrer a um pacotinho de sopa pronta esquecido no armário que me salvou dessa vez! Bem, gostaria de pedir, caso vc tenha alguma receitinha que engane o estômago de pessoas gripadas, por favor, poste no blog que a cada dia tem ideias melhores!
Obrigada,
Lu".

Acabei de receber essa mensagem e fiquei pensando em qual sopa postar pra essa menina fantástica e inteligente, chamada Luíza Brandão. Então, escolhi com muito carinho essas duas:

SOPA DE FUBÁ COM OVOS E COUVE

INGREDIENTES

1 litro de água
1 copo americano de fubá
3 ovos
3 dentes (grandes) de alho cortados fininhos e em rodelas
2 a 3 colheres sopa de azeite
1 folha grande de couve
Temperos e sal a gosto
Salsinha picada a gosto

MODO DE FAZER

Em uma panela alta, frite o alho no azeite. Quando estiver dourado, desligue o fogo e reserve.

Misture o fubá com um pouco de água até formar uma pasta para não empelotar. Em seguida, junte o restante da água, mexa bem e acrescente na panela alta (que está o alho já frito). Ligue o fogo novamente e coloque os temperos a gosto (pode colocar também 1 tablete de caldo de galinha, que fica uma delícia, mas cuidado com o sal!).

Mexa bem e deixe cozinhar em fogo alto (mexendo sempre para não agarrar na panela). Assim que começar a fazer bolhas, diminua o fogo e acrescente os ovos à panela (espalhados).
Tampe a panela e deixe até que as gemas estejam cozidas. Quando isso acontecer, desligue o fogo e coloque as folhas de couve rasgadas e o cheiro verde. Sirva quente.


CANJA DE GALINHA COM LEGUMES

INGREDIENTES

4 dentes de alho finamente picados 
2 colheres (sopa) de azeite
600 g de coxinhas de galinha (12 coxinhas)
1,5 colher (chá) de sal
6 xícaras de água quente
2 folhas de louro 
2 cenouras pequenas fatiadas
1 talo de salsão (aipo) fatiado
2 batatas médias descascadas e picada
2 tomates pequenos ralados (cortados ao meio e ralados, de forma a deixar de fora a pele)
1/2 cebola média picada
1 pimenta dedo-de-moça vermelha picada (sem sementes se quiser um sabor menos picante)
1/2 xícara de arroz branco (o cateto é mais cremoso, mas pode ser agulhinha)
4 colheres (sopa) de salsinha picada

MODO DE FAZER

"Na panela de pressão, refogue o alho no azeite até dourar. Junte as coxinhas de frango e o sal e refogue até que fiquem sequinhas. Acrescente 4 xícaras de água quente e as folhas de louro. Tampe a panela e espere ganhar pressão. Abaixe o fogo e cozinhe por 30 minutos. Enquanto isto, prepare os outros ingredientes. Desligue o fogo, espere acabar a pressão e abra. A carne deve estar se soltando do osso. Escorra, reserve a carne, descarte o louro e volte o caldo para o fogo com todos os outros ingredientes, com exceção da salsa. Deixe cozinhar por cerca de 15 minutos, sem pressão, ou até o arroz estar cremoso e a cenoura, macia. Acrescente a água restante aos poucos para obter a densidade desejada. Enquanto isto, separe a carne e descarte ossos, cartilagens e pele. Junte a carne desfiada (cerca de 200 g) à sopa e deixe ferver. Prove o sal e corrija, se necessário. Espalhe por cima a salsinha picada na hora e sirva bem quente

Rende: 3 a 4 porções
Nota: Para uma sopa mais leve e delicada, use peito de frango com osso e desengordure o caldo antes de juntar os legumes e o arroz. "  (Por Neide Rigo)

Não tem gripe que resista, Luíza! Beijos.

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

RECEITA: Doce de banana com queijo

Você não sabe o que fazer com aquelas bananas "pretas" (muito maduras) que estão na fruteira, mas está com dó de jogar fora? Isso mesmo, Dona Maria, pense nas milhares de pessoas famintas no mundo e tome uma decisão socialmente correta: faça uma deliciosa sobremesa - doce de banana com queijo!!! Vamos a receita.

DOCE DE BANANA COM QUEIJO

INGREDIENTES

6 bananas amassadas
150g de queijo (qualquer um) ralado (se você tem dificuldade, assim como eu, de pensar em "gramas", rale um pedaço de queijo de, aproximadamente, 10cm X 5cm)
1 xícara de açúcar
4 ovos (claras e gemas)
1 colher de sopa rasa de manteiga (com ou sem sal)
Canela em pó para salpicar na forma

MODO DE FAZER

Em uma bacia, junte os ovos e misture.

Em um outro recipiente, junte as bananas amassadas, o açúcar, a manteiga e o queijo. Misture. Acrescente os ovos e misture.

Unte uma forma pequena com manteiga e salpique açúcar e canela. Despeje essa mistura nessa forma pequena, levando-a ao forno alto, pré-aquecido. Quando estiver dourada, enfie um palito na massa. Se o palito não sair sujo de massa é porque já está pronto.





É tão gostoso que dá pra comer quente mesmo! Uma receita fácil, gostosa e sustentável. Vale a pena provar!