segunda-feira, 10 de outubro de 2011

RECEITA: Torta Deliciosa de Amendoim

Nossa, essa torta é uma delícia mesmo; e o que é melhor: fácil e rápida! Quer fazer no feriado? Anota aí a receita:

TORTA DELICIOSA DE AMENDOIM

INGREDIENTES

200g de manteiga (pode ser com sal)
1 xícara (200g) de açúcar
3 gemas
600 ml de creme de leite sem soro (3 caixinhas)
150g de amendoim torrado, moído e sem casca.
300g bolacha de maisena ou leite

MODO DE FAZER

Em uma batedeira, bata o açúcar com a manteiga (figura 1) até ficar homogêneo e esbranquiçado (figuras 2 e 3). Acrescente as gemas, batendo uma a uma (figura 4). Em seguida, coloque o amendoim e bata mais um pouco até ficar bem misturado (figura 5). Adicione à batedeira o creme de leite e bata até formar um creme homogêneo (figura 6).

Unte um refratário com manteiga e coloque: 1º) creme de amendoim; 2º) bolacha molhada no leite (não deixe a bolacha molenga); 3º) creme de amendoim. Vá alternando as camadas e termine com o creme de amendoim (figuras 7, 8 e 9)

Leve à geladeira muito antes de servir.



Figura 1


Figura 2


Figura 3


Figura 4


Figura 5


Figura 6


Figura 7


Figura 8


Figura 9

Sabe, Dona Maria, depois que estava pronto, vi que seria melhor se eu não tivesse colocado a última camada de bolacha, pois ficaria mais molhadinho e mais bonito. Afinal, não basta estar delicioso; tem que estar lindo, né? Um beijo.



sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Antes e Depois - Parte 3 - Associação dos Artesãos de Carmo do Rio Claro

Olá, Dona Maria! Andei meio sumidinha, né? É que eu estava envolvida em um projeto de decoração da Associação dos Artesãos de Carmo do Rio Claro. Já foi lá? Nossa, tem tanta coisa bonita...Mas, confesso que, de fato, a associação precisava dar uma repaginada no visual, porque não adianta ter um produto bonito e de qualidade se não souber expor esse mesmo produto adequadamente. Tá pensando que é fácil, Dona Maria? Nem sempre. E é por isso que fui convidada e aceitei com muito carinho esse convite, especialmente porque tenho muita admiração pela associação dos artesãos desta cidade.

Fundada em 1989, a associação sempre lutou, com muita seriedade e profissionalismo, para levar o nome do artesanato camelitano para outras regiões, valorizando o artesão e seus produtos. E são vários os produtos ali vendidos, Dona Maria: doces, cerâmica, licores, mantas, acessórios, tapetes, bonecas, crochê, embalagem, cachecol, almofadas, toalhas, pano de prato, jogo americano, pedrarias...ufa! Quanta coisa linda!

Mas, todos esses produtos fantásticos estavam, digamos, "juntinhos", em prateleiras e em ambientes diversos, doidinhos para serem mostrados em lindas peças decorativas. Isso acontece muitas vezes em nossa própria casa, né mesmo? Quem já não teve aquele móvel ou peça decorativa linda, escondida em algum cantinho, e que, depois de exposta de forma adequada, ficou ainda mais bonita e interessante? Então, foi exatamente isso que fiz lá: repaginei alguns ambientes, onde se pudesse evidenciar a beleza do artesanato carmelitano. Resultado: ambientes aconchegantes e convidativos ao consumo! Legal, né? Vamos ver se você tem a mesma opinião?

HALL DE ENTRADA

ANTES


Peças interessantes perdem seu brilho em lugares inapropriados. O hall é o ponto de partida para o resto da casa e deve apontar o que está pra vir.

DEPOIS


E não se esqueça, Dona Maria: o hall é o cartão de visitas de uma casa!


SALA DOS CACHECOIS, ACESSÓRIOS E MANTAS ETC.

ANTES



Esse ambiente me fez lembrar do álbum do Latino: "Junto e Misturado". Essa sala precisava de uma repaginada para oferecer conforto, funcionalidade e personalidade. Foi o que fiz.

DEPOIS

Sala de Estar



Receber amigos, estar junto da família, uma boa leitura e um licorzinho depois do almoço. Quem não quer?Você percebeu com essa mudança que num ambiente decorado é bem mais fácil enxergar a beleza e a funcionalidade das peças e produtos?




SALA DAS MANTAS,TOALHAS DE MESA, JOGOS AMERICANOS, PANOS DE PRATO ETC.

ANTES


Dá uma olhada nesse lustre, Dona Maria! Um show! Queria ele pra mim... Enfim, essa sala de jantar tinha um potencial incrível pra expor as toalhas e caminhos de mesa, além de outros produtos similares. Então, ficou assim:


DEPOIS






Tá Vendo esses tocos em cima do balcão? Pois é, eu os achei lá na roça, Dona Maria! Você pode fazer coisas incríveis com o que a natureza te oferece, sabia?


Esses galhos secos também foram achados lá na roça - estavam no pomar doidinhos pra decorarem essa sala! rs

SALA DOS TAPETES, ALMOFADAS, CHINELOS ETC.

ANTES


Muita coisa junta faz com que a gente olhe, mas não veja. E isso não é nada bom para o comércio. Ah! Lembra daquele balaio que coloquei do lado direito do hall, que serve para colocar, por exemplo, guarda-chuva? Olha ele aí, escondidinho atrás da porta! Ainda bem que agora ele está em um lugar de destaque.



É tanta coisa pra olhar que você acaba não tendo noção do quanto tudo isso pode ficar bonito na sua decoração. 


Gosto muito de aplicar "conceitos" na decoração. O que esse quarto representa ou pode representar? Seria um quarto de casal moderno? Do solteirão assumido? Optei pelo "Quarto da Moça". Espia aí embaixo como ele ficou.

DEPOIS

Conceito: Quarto da Moça


Tinha um monitor "esquecido" na cozinha da Associação e resolvi colocá-lo aí para parecer que o quarto possui um computador. Afinal, quarto de adolescente sem computador, não é um quarto de adolescente, né mesmo?


Roupas, bolsas, portarretratos. Sabe aqueles acessórios que estavam na sala dos cachecois? Olha eles aí, expostos na estante com ares de mini closet.



VISUAL NOVO DA SALA DAS BONECAS, PATCHWORK E ETC.

   




Gostaram? Eu adorei o novo visual: consegue expor os produtos de forma prática, organizada e com muito charme. E o que é melhor: sem gastar nada (tudo estava lá, na Associação).Vale a pena dar uma chegadinha na Associação dos Artesãos de Carmo do Rio Claro pra conhecer, pra comprar, pra visitar, pra se sentir em casa. Ela fica na Rua Dr. Monte Raso, nº 49, Centro, em Carmo do Rio Claro. Telefone: (35) 3561-2816. Ah, se você tiver um tempinho, dá uma passada também no site da associação pra conferir a diversidade dos produtos lá vendidos: http://www.ic.adm.br/associacaodosartesaos/ . Assim como eu, tenho certeza que você vai amar! Beijos, Dona Maria. T+!





























domingo, 2 de outubro de 2011

RECEITA: Bolo de Chocolate "Peteleco"

Essa receita é da minha avó e é muito fácil de fazer. O duro é que nunca fica igual a dela. Sei lá o que ela apronta! Coisas de vó, né? hehehe

BOLO DE CHOCOLATE PETELECO

INGREDIENTES

3 xícaras rasas de farinha de trigo
1 colher (de café) de sal
1 xícara de açúcar bem cheia
2 xícaras de achocolatado
1 colher (de sobremesa) de fermento químico em pó
1 xícara de óleo
2 ovos

MODO DE FAZER O BOLO

Em um recipiente, misture muito bem todos os ingredientes (pode ser com a ajuda de uma colher). Depois, junte 2 (duas) xícaras de água fervente. Mexa bem até que a massa fique homogênea. Despeje a massa em forma retangular, untada com manteiga e enfarinhada. Leve ao forno alto pré-aquecido por, aproximadamente, 25 minutos. Após este tempo, faça um furinho no centro do bolo com um palito; se o palito não sair sujo é porque o bolo já está pronto. Se ele sair sujo de massa, espere mais alguns minutos antes de retirá-lo do forno (figura1).
COBERTURA

200g de açúcar (2 xícaras cheias)
2 colheres rasas de manteiga
2 colheres de sopa cheias de achocolatado
6 a 8 colheres de sopa de água.

MODO DE FAZER A COBERTURA

Coloque tudo na panela, misture bem e deixe ferver. Assim que levantar borbulhas pequenas, deixe engrossar e conte uns 2 minutos (figura 2). Desligue o fogo. Misture sem parar até a calda ficar mais espessa. Jogue a calda no bolo (figura3). Se preferir, sirva com granulado (figuras 4 e 5).



Figura1




Figura 2


Figura 3



Figura 4



Figura 5



Esse pedaço vai pra você, Marília! Beijos, querida.


RECEITA: Angu à Baiana

Eita, Dona Maria, dia de domingo é de de missa ou, como diria minha amiga, Sônia Passos, "dia de ver Deus"; que coisa boa, né? Pensando em missa, Deus, partilha, comunhão, lembrei de quando fiz minha primeira comunhão. Minha mãe me vestiu com um hábito todo branco e, após a missa, fomos almoçar no bar dos meus tios. Lembro como se fosse hoje minha tia Claire (cozinheira de mão cheia) preparando um típico prato carioca: angu à baiana! Nossa, eu amo esse prato. Então, como todo dia é dia de partilha, resolvi postar essa receita pra vocês. Só ficou faltando um ingrediente, que é o rim bovino. Mas, nem por isso deixou de ficar delicioso. Vamos anotar?

ANGU À BAIANA

INGREDIENTES

1 unidade de coração bovino cortado em cubos médios
1 kg de rabo bovino picado
500g de fígado bovino cortados em cubos médios
1 pacote de molho de tomate pronto
10 dentes de alho cortados em fatias
1/2 cebola grande picada em cubinhos
20 colheres sopa de óleo 
sal a gosto
3 pimentas de cheiro
Cheiro-verde a gosto

MODO DE FAZER

O ideal é fazer a rabada de véspera, para colocá-la na geladeira e tirar a maior quantidade possível da gordura dela. Infelizmente, não consegui fazer isso e, como meu tempo era curto, coloquei o rabo e o coração juntos na panela de pressão hoje mesmo. Ficou ótimo mesmo assim!

Em uma panela, coloque o coração e o rabo picados, água (não deixe a panela muito cheia. Eu coloquei uns quatro dedos de água pra baixo da marca da alça da panela). Coloque um pouco de sal (eu coloquei uma colher de sopa cheia). Tampe a panela e, assim que começar a chiar, conte, aproximadamente, 1h30min. Após, retire todo o vapor da panela antes de abri-la. Veja se os ingredientes estão cozidos. Reserve.

Numa panela grande, coloque o alho, a cebola e o óleo e deixe-os fritar até que fiquem dourados (figuras 3 e 4). Acrescente o fígado bovino picado (figura 5) e deixe-o dourar (figura 6). Em seguida, com o auxílio de uma escumadeira, acrescente o coração e o rabo que você já cozinhou na panela de pressão (figura 7). Coloque sal à gosto (como você já colocou sal na água do cozimento, é bom experimentar antes de colocar mais sal), mexa e acrescente a pimenta. Adicione o molho de tomate pronto (figura 8). Assim que ferver, coloque 1 xícara de água e 1 xícara da água que cozinhou o coração e o rabo (se você tivesse feito a rabada de véspera, poderia usar as duas xícaras da água do cozimento. Mas, como a rabada foi cozida hoje, o caldo ficaria muito gorduroso). Deixe ferver (figura 9). Experimente o sal. Desligue o fogo e salpique cheiro-verde. Sirva quente por cima do angu (postei uma receita de angu no dia 29 de setembro e uma outra com fubá de canjica, abaixo) - Figura 10 e 11. Fala sério, Dona Maria....uhmmmm...é de comer rezando!


Figura 1 - rabo bovino picado


Figura 2 - coração bovino picado


Figura 3


Figura 4


Figura 5


Figura 6


Figura 7



Figura 8


Figura 9


Figura 10


Figura 11


Hoje, fiz mais angu que no dia 29 de setembro. Por isso, vou passar a receita:

ANGU COM FUBÁ DE CANJICA

Em uma leiteira, coloquei 6 copos americanos de água, 12 colheres de sopa bem cheia de fubá de canjica, sal a gosto e 2 colheres de sopa rasa de óleo. Deixe engrossar e ferver bem até se despregar da penela. Quando isso acontecer, deixe borbulhar mais um pouco pra cozinhar bem o angu. Desligue e coloque em um prato ou refratário.

Bom apetite e um excelente domingo! Beijos.