quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Coisas da Roça: FOGÃO A LENHA

Tá chegando o final de semana (o carnaval também!) e lá vai me dando uma vontade de saborear uma comidinha feita no fogão a lenha...hummm. Uma das coisas que me dá maior prazer é entrar numa roça e sentir aquele cheiro inconfundível e delicioso que só o fogão a lenha proporciona (qualquer prato, por melhor que ele seja, fica no chinelo se feito no fogão a gás, sabia?). O sabor, o aroma...poxa, me deu uma fome! Vamos espiar os modelos antigos (que são os que mais gosto) que encontrei por aí?









































Esse aí de cima é o fogão a lenha da "Velha Itapiché". Não é uma graça?

Fala pra mim: só de olhar já dá aquela "fundura" no estômago, né mesmo? Imagina um franguinho caipira, agora, Dona Maria! Ai, meu Deus, quero voltar pra roça!!!!

Se você gostou, mas não tem a mínima ideia (assim como eu) de como se constroi um fogão a lenha, tenho duas dicas:
1ª - contrate um pedreiro que saiba (nem todos conhecem a técnica);
2ª -Existem sites que ensinam a fazer. Dá uma olhadinha neste aqui. Talvez lhe seja útil: http://www.terrasdamantiqueira.com/fogaoalenha.htm .

Dica: se você prefere cozinhar em panela de alumínio, lambuze primeiro a parte de fora da panela com sabão em barra ou detergente. Desta forma, sua panela não ficará preta por baixo (o "preto" é causado pelo fogo) e será mais fácil de limpá-la.

Antes de me despedir de você (que pena...), e pra acabar de vez com aquela dúvida que sempre atormenta a nossa cabeça ("é fogão a lenha ou fogão à lenha?"), deixo, aqui, duas explicações que descolei nos links abaixo:


"Forno à lenha' ou 'Forno a lenha"?

"A segunda forma é a correta. Relembrando a formação do acento indicativo de crase, é necessária a
presença da preposição “a” e do artigo “a(s)” para que ele se justifique. No caso de locuções de meio ou instrumento, como “a lenha” e “a gás”, não há a presença do artigo, somente da preposição".
http://www.jurisway.org.br/v2/pergunta.asp?idmodelo=7966:
"A gramática Normativa da Língua Portuguesa diz que diante dos adjuntos adverbiais de meio não ocorre crase. Exemplo: Fez a prova a caneta ou a lápis?
Modernamente, porém, os gramáticos já admitem o acento indicativo de crase, principalmente quando houver ambigüidade na frase."

Espero que tenha gostado deste post. Beijos e até amanhã.




Um comentário:

  1. Na sua roça tem palmeiras? E internet?
    Tão tá bom dimais!

    ResponderExcluir