terça-feira, 25 de outubro de 2011

DECORAÇÃO para o Halloween

Você já sabe que no dia 31 de outubro é comemorado o Halloween, né mesmo? Halloween significa "All hallow's eve", palavra que provém do inglês antigo, e que significa "véspera de todos os santos", já que se refere à noite de 31 de outubro, véspera da Festa de Todos os Santos. O que talvez você não saiba é que a história desta data comemorativa tem mais de 2500 anos, sendo levada para os Estados Unidos pelos imigrantes irlandeses em meados do século XIX. Entretanto, no Brasil a comemoração é recente (há, aproximadamente, 20 anos). Antes de mostrar as fotos com dicas de decoração, vamos conhecer um pouco mais sobre a história do Halloween?

"Surgiu entre o povo celta, que acreditava que no último dia do verão (31 de outubro), os espíritos saiam dos cemitérios para tomarem posse dos corpos dos vivos. Para assustar estes fantasmas, os celtas colocavam, nas casas, objetos assustadores como, por exemplo, caveiras, ossos decorados, abóboras enfeitadas, entre outros. Por ser uma festa pagã, foi condenada na Europa durante a Idade Média, quando passou a ser chamada de Dia das Bruxas. Aqueles que comemoravam esta data eram perseguidos e condenados à fogueira pela Inquisição. Com o objetivo de diminuir as influências pagãs na Europa Medieval, a Igreja cristianizou a festa, criando o Dia de Finados (2 de novembro).

A festa chegou ao nosso país através da grande influência da cultura americana, principalmente vinda pela televisão. Os cursos de língua inglesa também colaboram para a propagação da festa em território nacional, pois valorização e comemoram esta data com seus alunos: uma forma de vivenciar com os estudantes a cultura norte-americana. Muitos brasileiros defendem que a data nada tem a ver com nossa cultura e, portanto, deveria ser deixada de lado. Argumentam que o Brasil tem um rico folclore que deveria ser mais valorizado. Para tanto, foi criado pelo governo, em 2005, o Dia do Saci (comemorado também em 31 de outubro)."
Fonte: http://www.suapesquisa.com/datascomemorativas/halloween.htm

Sobre o Dia do Saci:

http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL843632-5598,00-BRASILEIROS+TROCAM+BRUXA+POR+SACI+NO+HALLOWEEN.html

Agora que você sabe tudooo de Halloween, bora ver as fotos? Ah, separei também um site com receitinhas (não experimentei ainda) para você arrasar na sua festa.



 

Corte a abóbora com uma faca de ponta fina e retire o miolo. Depois, coloque dentro dela uma vela. Pronto!


Enfeitar com flores e legumes também fica muito legal!


Bexigas com adesivos de caretas. Peraí...será que é chocolate quente? Uhmmmm....



Adesivos de parede são uma excelente sugestão. Aqui foram utilizados corvos (acima) e ratos (abaixo). Outra dica: Para fazer teias de aranha, desenhe numa lâmina de isopor uma teia de aranha com cola branca e deixe secar. Depois, retire a cola, que ficará bem parecida com uma teia. Decore com aranhas.




Potes de vidro encapados com papel de seda viram lanternas coloridas.





Adorei essa mesa.


Olha o adesivo de parede aí de novo!




Será cola colorida na cor vermelha?


Achei esse convite um show!


Quer fazer? É só pegar um copo, fazer o molde do dedo em argila e cobrir com gesso. Depois, desenforme, pinte e faça o convite. Fotos: Fathersdaypictures

Todas as Imagens:

Nenhum comentário:

Postar um comentário