sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Amarelo na DECORAÇÃO

Amarelo me lembra luz, girassol, sol, calor, alegria, suco de manga...hummm, que delícia! Gosto muito de amarelo quando o assunto é decoração (porque quando é moda...confesso que não fico muito bem com roupa amarela). 

Eu já te falei que estou amando ambientes (principalmente salas de estar) em branco+cinza+preto, né? Mas, vamos combinar que um toque de amarelo ou dourado nesse trio é tudo que o ambiente precisa pra ficar moderno e charmoso. 

Segundo o consultor da Sherwin-Williams, João Carlos de Oliveira César, o amarelo "é o tom mais luminoso que existe. Transmite vida e energia. Ele tem o poder de ativar as pessoas e de gerar movimentação nos ambientes". Por isso, garante o especialista, "ele não é indicado para espaços que exijam concentração, como escritórios ou salas de estudos. Já em áreas mais dinâmicas, como cozinha e salas de estar e de jantar, a aplicação está liberada".


Já a arquiteta Sandra Diniz considera o uso de cores fortes muito pertinentes em um ambiente de trabalho, uma vez que elas contribuem para deixar as pessoas mais alertas. "No caso do home office, o tom amarelo, aplicado sobre a parede na cor berinjela, é uma boa pedida. Essa combinação faz uma interligação entre o trabalho e o lazer", explica a arquiteta.

E nos quartos? Bem, prefiro que seja em pequenos detalhes para não "cansar" o morador. Imagina dormir num quarto, predominantemente, amarelo cítrico? Affff!  Mas, entendo que quando suave, cai muito bem até em quarto de bebês. Agora, em tons metálicos, próximo ao dourado, adoro em qualquer lugar! Vamos ver alguns ambientes? Ai, ai...amo tudo isso! hehe


Amarelo e berinjela foram os tons escolhidos no home office de Sandra Diniz.


Olha como os detalhes em amarelo deram um toque de elegância ao ambiente.


Tá, confesso: eu quero essa sala pra mim!!! 


Tons mais escuros de amarelo com o castanho dão aconchego ao ambiente.


Quarto com detalhes em amarelo: gostei!


O mesmo digo desta sala de estar. Eu poderia ficar anos sentada em frente a essa lareira.


Quem foi que te disse que amarelo e rosa não combinam, Dona Maria?! Com o dourado, empregou uma mistura de sofisticação e alegria a essa sala de jantar clássica. É sempre hora de rever nossos (pre)conceitos em matéria de cor, né mesmo? Fonte: http://eudecoro.com/artigos/como-combinar-amarelo-com-outras-cores


Simplesmente adorei a mistura de amarelo com lilás (violeta, roxo...). Ficou jovial e romântico. Sinal que acrescentar cores complementares (opostas no círculo cromático) à decoração pode ser uma boa opção. O que acha?








Olha essa vista do Rio, Dona Maria!!!! Pra mim, as poltronas poderiam ser de bolinhas coloridas que essa sala ficaria linda do mesmo jeito. Sabe de uma coisa, Dona Maria? Eu moraria fáaacil aí! rsrsrs. 








Essa parede de tijolinhos deu aconchego à cozinha. Me deu uma vontade de comer uma pizza...






Essa aí no canto direito da foto é a designer Bunny Williams, que escolheu uma combinação de amarelo e açafrão para as paredes. Fonte: http://www.obravipblogs.com.br/arquitetos-e-decoradores/arquitetosdesigners-como-usar-o-amarelo-na-decoracao/




O detalhe ficou por conta das cortinas. Se fossem de outra cor, talvez esse quarto ia ficar, digamos, "sem graça". Só a luminária que achei muito mal posicionada. Não dá pra levantar assustado de madrugada sem bater com a cabeça nela. Que Deus te proteja! Fonte: http://eudecoro.com/artigos/como-combinar-amarelo-com-outras-cores


Não sei quanto a você, mas preciso ter, pelo menos, oito horas de sono por dia, e eu acho que não conseguiria nesse quarto. Muuuito amarelo pro meu gosto! Eu, sinceramente, não gosto, mas respeito quem faz essa opção. Deve ser alguém pra lá de extrovertido, né mesmo? Mas, essas luminárias... Ao meu ver, muito mal posicionada, assim como a da foto anterior.
Fonte: http://www.bichafemea.com/2011/04/27/quarto-parede-amarela/




Quem foi que inventou que quarto de criança tem que ser ou rosa ou azul?

Em resumo, Dona Maria: não existe uma regra rígida quando o assunto é "cor". Existem, sim, algumas técnicas que merecem atenção, mas pra mim, o que de fato importa, é que você consiga alcançar a harmonia na escolha e no uso das cores, seja ela qual for. E, principalmente, que você se sinta bem no seu quarto, sala, home office..., porque o importante mesmo é estar em paz e feliz.   Bem, vou ficando por aqui. Espero que você tenha gostado do "passeio". Beijão!


Nenhum comentário:

Postar um comentário