sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Olhares de Minas

Bom dia, Dona Maria!!!! Mais uma sexta-feira chegando (como o tempo tá passando depressa, né mesmo?), e com ela uma vontade louca de voltar pra roça e curtir a família, os amigos, sentada no alpendre de casa, olhando (quase) tudo que Deus me proporcionou de bom nesta vida. "Quase tudo" porque um pedaço está no Rio, outro em Minas. Minas Gerais...

Vocês que estão no Rio, São Paulo..já tiveram o prazer de conhecer Minas Gerais? Isso aqui é lindo! Tanta coisa boa tem por aqui, sabia? A arquitetura das casas, os doces artesanais, o artesanato, as pessoas e...a culinária! Que comida boa, Dona Maria! Mas é da paisagem que tive vontade de falar hoje. Quantos lugarares bonitos, cheios de histórias Minas tem. E ninguém melhor para retratar tudo isso que o fotógrafo Renato Soares, que confere um olhar muito especial a cada cantinho mineiro.

Por isso, Dona Maria, estando aqui ou não, te convido a fazer uma pequena viagem aos cantos e encantos de Minas Gerais, a fim de conhecer (ou lembrar) o que esta terra tem de melhor.  Vamos lá?














Serra da Canastra através da janela. Maravilhoso!






Carmo do Rio Claro/MG - Serra da Tormenta

Como você pôde notar, todas as fotos acima são de Renato Soares. Lindas, né?

Agora, vou mostrar algumas fotos sob meu olhar. Destino: Itapiché - Carmo do Rio Claro/MG:

















E eu não podia deixar de postar sobre o Distrito de Itaci, em Carmo do Rio Claro/MG. Essas fotos aí embaixo são sobre a festa  e o feriado católico do Senhor Bom Jesus dos Aflitos, dia 6 de agosto:

 





Por fim, Dona Maria, não posso deixar de postar aqui as fotos e reportagem extraídos do site da eptv sobre essa cidade maravilhosa que é Carmo do Rio Claro:
http://eptv.globo.com/emissoras/NOT,0,0,342569,historias+pescarias+tradicao+e+culinaria+de+Minas+em+Carmo+do+Rio+Claro.aspx


"Uma cidade antiga e mineira, nascida em meados de 1700. Com 20 mil habitantes, Carmo do Rio Claro, a 382 quilômetros de Belo Horizonte, é um lugar típico do interior brasileiro: suas ruas são calmas, bem arborizadas e as praças, com seus bancos de prosa, são terreno fértil para conversas e causos, num sotaque tão peculiar quanto a tradição e a fé".


"A riqueza das terras alagadas
Carmo do Rio Claro foi a cidade que teve o maior número de terras alagadas com a represa: 208 quilômetros quadrados (ou 20% da área total do município). Debaixo das águas ficaram cerca de 400 propriedades rurais e dezenas de estradas, o que dificultou o transporte com o lago".





Doces “bordados”
"Em Carmo do Rio Claro, mãos habilidosas também servem para criar doces “bordados”, literalmente. Só que ao invés de agulha, as ferramentas são canivetes, que trabalham na casca de mamão verde e outras frutas, para apresentar mais uma tradição do município".



Doces Artes de Minas


Doces Artes de Minas


Laranjinha -
Doces Artes de Minas


Doces Artes de Minas

É uma pena eu não ter mais fotos (especialmente dos doces feitos aqui. São muitas as doceiras!) pra mostrar pra você. Mas, acho que já deu pra você ter uma noção do quanto Minas é especial. Um beijo, Dona Maria, e que seu final de semana seja doce!




Nenhum comentário:

Postar um comentário