quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Ousadia na hora de decorar

Minha amiga me pediu para eu auxiliá-la com o uso das cores na sua sala, e eu, designer de interiores frustada, adorei o convite!!! Se bem que essa amiga tem uma irmã, Karine Raja, decoradora e muito ciumenta, e iria me mataaaar se eu trocasse a cor de uma peça qualquer. Mas, Karine mora na Flórida e eu vou aproveitar esse fato pra me esbaldar naquilo que tanto amo: DECORAÇÃO!

Nesse espírito eufórico que me encontro, fiquei pensando na combinação de cores possíveis pra sala da minha amiga, que voltou recentemente dos Estados Unidos abarrotada de peças nas cores amarelo, azul, roxo e verde. Todas cores frias, análogas, a não ser pelo amarelo, complementar àquelas e que está super em alta este ano. Em resumo: será um ambiente alegre, brincalhão e cheio de charme - bem parecido com a dona da casa. Até porque, a decoração tem que ter "conceito" (mensagem que o ambiente transmite) e refletir a personalidade do proprietário.


 Círculo Cromático


Monocromática


 Cores Análogas (próximas)


 Cores Complementares (lados opostos no círculo)




 
Graças a Deus, hoje não existe mais esse negócio de "isso não pode usar". Mas, quando o assunto é ousar nas cores, a tarefa não é tão simples quanto se pensa, de modo que um deslize na brincadeira das cores pode deixar o ambiente carregado, restando somente uma vontade enlouquecida de sair correndo e ir se confinar num quarto todo branco, parecido com o BBB.

Em decoração, seja lá que paleta de cor você escolher, lembre-se: o importante é ter harmonia. É, Dona Maria, HARMONIA. Você pode escolher um ambiente monocromático e mesmo assim ter um efeito lindo, acolhedor, sem ser previsível. Dá uma olhada nesse quarto verde. É monocromático (só verde), mas as estampas e texturas deram um ar ousado e acolhedor ao quarto.



Não sabe como fazer isso? E é pra isso que servem os decoradores, designer de interiores ou, se estiver sem grana, amigas (de bom gosto, claro hehehe).

Para provar que ousadia e harmonia podem andar juntinhas, separei alguns post pra você, que encontrei no "Casa da Id&a", blog sobre decoração da Designer de Interiores Manu Mitre.













 





Vale a pena entrar no "Casa da Id&a" e conferir as dicas que tem lá. Tchau, Dona Maria!

Nenhum comentário:

Postar um comentário